A interdisciplinaridade no ensino de Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental: uma perspectiva sob a visão do licenciando

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2021v7i2id4774

Palavras-chave:

Matemática, prática de ensino, conhecimento, alunos, interdisciplinaridade

Resumo

O presente artigo discorre sobre a prática de ensino de Matemática a partir da utilização da interdisciplinaridade. Tem por objetivo evidenciar o diálogo entre as áreas do conhecimento como uma ferramenta fundamental para o ensino de Matemática. Quanto ao percurso metodológico, trata-se de um relato de experiência em uma turma de Matemática de 8º ano realizado no Estágio Supervisionado que aconteceu no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco em Nazaré, TO. Destaca-se que este trabalho se constitui em um relato de experiência que permite diálogo com outros autores, a partir de uma atividade interdisciplinar desenvolvida durante o Estágio Supervisionado, onde foram realizadas atividades como: leitura e interpretação de textos, apresentação de conteúdos em projetor multimídia, discussão dos conteúdos, resolução de problemas e atividades. Promove-se, assim, uma reflexão sobre o ensino de Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental II, etapa em que se encontram falhas, como a dificuldade de aprendizagem e interpretação dos conteúdos, interferindo na aquisição de habilidades e competências próprias para essas idades e séries, o que dificulta a aquisição de novos conhecimentos, provocando aversão à disciplina. Percebeu-se que, quando a metodologia de ensino prioriza a elucidação da questão em uma abordagem político-social, valorizando os conhecimentos prévios dos alunos e auxiliando-os nos problemas advindos das dificuldades de interpretação de texto, por exemplo, o resultado é satisfatório: os alunos chegam às respostas e demonstram interesse pela disciplina.

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Biografia do Autor

Osmano Melo Oliveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Ananás, TO, Brasil

Keidna Cristiane Oliveira Souza, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Arraias, TO, Brasil

Leandro Luiz da Paixão, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Ananás, TO, Brasil

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

OLIVEIRA, O. M.; SOUZA, K. C. O.; PAIXÃO, L. L. da. A interdisciplinaridade no ensino de Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental: uma perspectiva sob a visão do licenciando. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 7, n. 2, p. e2005, 2021. DOI: 10.35819/remat2021v7i2id4774. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/4774. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática

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