A interdisciplinaridade no ensino de Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental: uma perspectiva sob a visão do licenciando

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2021v7i2id4774

Palavras-chave:

Matemática, prática de ensino, conhecimento, alunos, interdisciplinaridade

Resumo

O presente artigo discorre sobre a prática de ensino de Matemática a partir da utilização da interdisciplinaridade. Tem por objetivo evidenciar o diálogo entre as áreas do conhecimento como uma ferramenta fundamental para o ensino de Matemática. Quanto ao percurso metodológico, trata-se de um relato de experiência em uma turma de Matemática de 8º ano realizado no Estágio Supervisionado que aconteceu no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco em Nazaré, TO. Destaca-se que este trabalho se constitui em um relato de experiência que permite diálogo com outros autores, a partir de uma atividade interdisciplinar desenvolvida durante o Estágio Supervisionado, onde foram realizadas atividades como: leitura e interpretação de textos, apresentação de conteúdos em projetor multimídia, discussão dos conteúdos, resolução de problemas e atividades. Promove-se, assim, uma reflexão sobre o ensino de Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental II, etapa em que se encontram falhas, como a dificuldade de aprendizagem e interpretação dos conteúdos, interferindo na aquisição de habilidades e competências próprias para essas idades e séries, o que dificulta a aquisição de novos conhecimentos, provocando aversão à disciplina. Percebeu-se que, quando a metodologia de ensino prioriza a elucidação da questão em uma abordagem político-social, valorizando os conhecimentos prévios dos alunos e auxiliando-os nos problemas advindos das dificuldades de interpretação de texto, por exemplo, o resultado é satisfatório: os alunos chegam às respostas e demonstram interesse pela disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osmano Melo Oliveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Ananás, TO, Brasil

Keidna Cristiane Oliveira Souza, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Arraias, TO, Brasil

Leandro Luiz da Paixão, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Ananás, TO, Brasil

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 31 ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de 5ª a 8ª séries: Matemática. Volume 3. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pnaes/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12657-parametros-curriculares-nacionais-5o-a-8o-series. Acesso em: 31 ago. 2021.

FELICETTI, Vera Lúcia. Linguagem na construção matemática. Revista Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 1, n. 1, jun. 2010. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/7121. Acesso em: 31 ago. 2021.

FERNANDES, Kênia de Souza Leão. A Interdisciplinaridade entre o Ensino da Matemática e a Geografia como Prática Facilitadora no Ensino Aprendizagem. In: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1., v. 1, n. 2, 2017. Anais [...]. Universidade Estadual de Goiás, Campus Cora Coralina, 2017. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/eem/article/view/9674. Acesso em: 31 ago. 2021.

FONTES, Líviam Santana; CONTIJO, Cleyton Hércules; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Currículo e Interdisciplinaridade na formação de professores de Matemática: o caso de uma universidade goiana. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, PR, v. 8, n. 17, p. 61-78, 9 dez. 2019. Disponível em: http://revista.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/618. Acesso em: 31 ago. 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 25. ed. São Paulo: Editora Paz e terra, 1996.

GARCIA, Joe. A Interdisciplinaridade Segundo Os Pcns. Revista de Educação Pública, Cuiabá, MT, v. 17, n. 35, p. 363-378, set./dez. 2008. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/494. Acesso em: 31 ago. 2021.

HADASSAH, Myriam. Resenha crítica sobre o capítulo VI do livro de LIMA, Sonia Regina Albano de. MÚSICA, EDUCAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: uma tríade em construção. São Paulo: Editora Cultura Acadêmica, 2016. Revista Interdisciplinaridade, São Paulo, SP, n. 13, p. 1-114, 3 out. 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/interdisciplinaridade/article/view/39428. Acesso em: 31 ago. 2021.

LIBÂNEO, José Carlos. Tendências Pedagógicas na Prática Escolar. In: LUCHESI, C. C. Filosofia da Educação. Série Formação do Professor. São Paulo: Cortez Editora, 1994, p.53-75.

OLIVEIRA, Shismênia. Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em Leitura, Matemática e Ciências no Brasil. Portal do Ministério da Educação. 3 dez. 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=83191:pisa-2018-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil. Acesso em: 1 set. 2021.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda, 1998.

SERENATO, Liliana Junkes. Aproximações interdisciplinares entre Matemática e Arte: resgatando o lado humano da Matemática. Orientador: José Carlos Cifuentes. 2008. 163f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

SILVA, Ana Lúcia Gomes da; FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. O estudo da infância indígena: interdisciplinaridade na formação de professores para o diálogo com a arte. Revista Interdisciplinaridade, São Paulo, SP, n. 13, 3 out. 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/interdisciplinaridade/article/view/39422. Acesso em: 31 ago. 2021.

TAVARES, Dirce Encarnacion. Editorial. Revista Interdisciplinaridade, São Paulo, SP, n. 13, p. 1-114, 3 out. 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/interdisciplinaridade/article/view/39421. Acesso em: 31 ago. 2021.

TOMAZ, Vanessa Sena. Interdisciplinaridade e aprendizagem da Matemática em sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

ZABALA, Antoni. Enfoque Globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Editora Artmed, 2002.

Downloads

Publicado

2021-09-01

Como Citar

OLIVEIRA, O. M.; SOUZA, K. C. O.; PAIXÃO, L. L. da. A interdisciplinaridade no ensino de Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental: uma perspectiva sob a visão do licenciando. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 7, n. 2, p. e2005, 2021. DOI: 10.35819/remat2021v7i2id4774. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/4774. Acesso em: 21 out. 2021.

Edição

Seção

Educação Matemática