Uso de meme no ensino de espanhol
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n1.7158Resumo
Esta narrativa de ensino tem como objetivo refletir sobre a importância dos gêneros digitais na sala de aula de línguas adicionais, em especial o meme, seja no processo de compreensão ou produção, já que que estamos imersos em uma cultura digital que modifica constantemente nossos modos de ser e estar no mundo. Nesse sentido, a análise parte do relato de experiência, na qual descrevo uma atividade de leitura literária de um conto latino-americano e a elaboração de um meme a partir deste texto, no ensino técnico integrado ao ensino médio, em contexto de pandemia. O referencial teórico é pautado nos eixos conceituais: leitura crítica (CASSANY, 2006), leitura literária (COSSON, 2006; MENDOZA,2007), multimodalidade e multiletramentos (KERSCH; COSCARELLI, 2016). Acredito que a proposta de produção de um meme incentivou a leitura literária, fazendo com que os alunos se dedicassem a uma leitura minuciosa para ser o mais criativo na sua produção. Destaco também a importância de tornar a proposta de leitura e escrita mais próximas da realidade do estudante, fazendo com que este reflita criticamente aspectos de seu cotidiano.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Adriana Teixeira Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).