As palavras na publicidade: uma análise de anglicismos em briefings

Autores

  • Monique Dias Souza IFRS Bento Gonçalves
  • Doutor IFRS Campus Bento Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n1.7107

Resumo

A Publicidade é a área que objetiva divulgar marcas e seus respectivos produtos e/ou serviços. Em sua organização interna, existe um documento que norteia todas as ações: o briefing; um termo da Língua Inglesa que comunica aos profissionais envolvidos informações como o tipo de material a ser criado, o seu prazo, suas dimensões e outras especificidades. Neste trabalho, de modo geral, objetivamos identificar nesses briefings a presença de neologismos de origem inglesa, visto que a Publicidade é constituída, desde a sua origem, com muita influência externa, especialmente a norte-americana. Além disso, buscamos promover uma aproximação entre os estudos neológicos e o gênero textual briefing, ou seja, a verificação da presença de estrangeirismos e a respectiva análise quanto à estrutura ortográfica e morfológica. Para alcançar esses objetivos, utilizamo-nos de uma metodologia que integra o quantitativo com o qualitativo: coletamos o corpus, estruturamos tabelas e quadros, consultamos dicionários, utilizamos fichas neológicas e analisamos o conteúdo de cada briefing selecionado. Por fim, verificamos que dos 60 candidatos a neologismos por estrangeirismos, 38 foram considerados de fato anglicismos, o que indica a influência estadunidense na área da Publicidade. Também concluímos que muitas palavras estão em processo de aportuguesamento e que os substantivos constituem a classe gramatical que mais importa palavras.

 

Palavras-chave: Publicidade. Anglicismo. Lexicologia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Monique Dias Souza, IFRS Bento Gonçalves

    Formada em Técnico em Agropecuária e licenciada em Letras – Português no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves. Trabalha na área da revisão e redação publicitária.

     

    ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9348-5083

  • Doutor, IFRS Campus Bento Gonçalves

    Doutor em Letras pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Bento Gonçalves.

Downloads

Publicado

2024-06-20

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos

Como Citar

As palavras na publicidade: uma análise de anglicismos em briefings. (2024). LínguaTec, 9(1), 34-50. https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n1.7107