A Audiodescrição: O ensino-aprendizagem de línguas e literaturas em contextos de ensino tecnológico, de nível médio e superior
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n1.7066Resumo
Nesta narrativa de ensino, compartilha-lhe uma experiência de uso da audiodescrição como recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem de línguas e literaturas em um contexto de ensino tecnológico, de nível médio e superior. O objetivo foi relatar como a audiodescrição pode promover a inclusão e a acessibilidade de alunos com deficiência visual, bem como desenvolver suas competências linguísticas e interculturais. A experiência ocorreu em uma turma de inglês instrumental, onde os alunos leram e interpretaram um texto literário em língua inglesa, acompanhado de uma audiodescrição produzida pelos próprios alunos. As principais reflexões foram que a audiodescrição favoreceu a compreensão do texto, a interação entre os alunos e a valorização da diversidade.
Palavras-chave: Audiodescrição. Ensino-aprendizagem. Línguas e literaturas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Leonardo Assis de Almeida, Donaldo Ricos de Souza Tavares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).