Em Direção aos Multiletramentos: Integrando Voyant Tools e Artigos Metodológicos em Vídeo do JoVE para o Ensino de Língua Inglesa
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n1.7037Resumo
Esse artigo aborda possibilidades de integração tecnológica no ensino de língua inglesa, destacando o software Voyant Tools e os Artigos Metodológicos em Vídeo (AMVs) do JoVE. Com base na Pedagogia dos Multiletramentos (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020), explora-se a potencial aplicação do Voyant Tools em transcrições de AMVs brasileiros. O Voyant Tools oferece ferramentas como Cirrus, Leitor, Frequência Relativa, Sumário e Contextos, que podem enriquecer práticas pedagógicas. Essas ferramentas, ao serem estrategicamente utilizadas, alinham-se aos estágios de "Experienciando", "Conceitualizando", "Analisando" e "Aplicando" da Pedagogia dos Multiletramentos, promovendo uma abordagem contextualizada e personalizada no ensino de língua inglesa, especialmente com AMVs do JoVE.
Palavras-chave: Multiletramentos. Voyant Tools. Artigos Metodológicos em Vídeo..
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Victor Gomes Milani
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).