Utilização do Google Docs na plataforma Moodle para o ensino-aprendizagem da (re)escrita: relato de uma experiência no ensino médio integrado

Autores

  • Eli Gomes Castanho Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Ponta Porã
  • Esteic Janaína Santos Batista UFMS - Campus Ponta Porã

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v1.n1.a597

Resumo

Este artigo apresenta a experiência de utilização do Google Docs inserido na plataforma Moodle para o ensino-aprendizagem da (re)escrita, em uma oficina de redação oferecida aos alunos do curso técnico integrado de nível médio. Ao longo do texto, são descritas as ferramentas Moodle e Google Docs, e as eficiências e carências de ambas quando aplicadas ao ensino-aprendizagem da (re)escrita. É apresentada, também, a avaliação, feita pelos estudantes e docentes, das ferramentas utilizadas. A proposta buscou sanar dificuldades encontradas no ensino-aprendizagem da (re)escrita, valendo-se de recursos utilizados no ensino a distância, que vem se desenvolvendo devido ao avanço da web 2.0, apoiados nas TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação).

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Biografia do Autor

  • Eli Gomes Castanho, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Ponta Porã
    Professor de Língua Portuguesa e Literatura, bem como de Língua Espanhola, junto ao IFMS. Doutor em Linguística Aplicada pela UNICAMPMestre em Língua Portuguesa pela PUC-SP.
  • Esteic Janaína Santos Batista, UFMS - Campus Ponta Porã
    É Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. É graduanda em Sistemas de Informação pela UFMS, campus Ponta Porã, e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Fronteira. Pesquisa sobre robótica educacional e novas tecnologias educacionais, em que também atua como desenvolvedora de aplicações educacionais.

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Publicado

2016-06-22

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos

Como Citar

Utilização do Google Docs na plataforma Moodle para o ensino-aprendizagem da (re)escrita: relato de uma experiência no ensino médio integrado. (2016). LínguaTec, 1(1). https://doi.org/10.35819/linguatec.v1.n1.a597