A abordagem instrumental no ensino de línguas e a proposta de formação humana e profissional em cursos técnicos na modalidade subsequente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v4.n2.a3641

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica e discussão sobre a abordagem instrumental no ensino da língua inglesa em cursos técnicos, retratando especificamente o âmbito da rede federal de educação técnica e tecnológica. O ensino da língua estrangeira como auxiliar na formação profissional e com vistas à formação humana é base para a discussão de metodologias e abordagens adequadas para os discentes de cursos técnicos na modalidade subsequente ao ensino médio. Após uma breve retomada do histórico da rede federal de educação técnica e tecnológica, é debatido o papel do profissional técnico no mundo do trabalho atual e o modo como a aprendizagem de uma língua estrangeira pode auxiliar na formação desse sujeito. Também é abordada a aprendizagem da leitura em língua estrangeira, especialmente a partir da aplicação de estratégias de leitura. Conclui-se que o ensino de línguas dentro da proposta do ensino técnico pode ser um aliado para o desenvolvimento linguístico, comunicativo e profissional, capacitando o trabalhador para tarefas de maior relevância e complexidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Letícia Priscila Pacheco, IFSUL - Campus Venâncio Aires
    Mestra em Letras, Leitura e Cognição pela UNISC, professora de língua inglesa do IFSUL - Campus Venâncio Aires.

Downloads

Publicado

2019-11-19

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos

Como Citar

A abordagem instrumental no ensino de línguas e a proposta de formação humana e profissional em cursos técnicos na modalidade subsequente. (2019). LínguaTec, 4(2), 52-75. https://doi.org/10.35819/linguatec.v4.n2.a3641