A abordagem instrumental no ensino de línguas e a proposta de formação humana e profissional em cursos técnicos na modalidade subsequente
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v4.n2.a3641Resumo
Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica e discussão sobre a abordagem instrumental no ensino da língua inglesa em cursos técnicos, retratando especificamente o âmbito da rede federal de educação técnica e tecnológica. O ensino da língua estrangeira como auxiliar na formação profissional e com vistas à formação humana é base para a discussão de metodologias e abordagens adequadas para os discentes de cursos técnicos na modalidade subsequente ao ensino médio. Após uma breve retomada do histórico da rede federal de educação técnica e tecnológica, é debatido o papel do profissional técnico no mundo do trabalho atual e o modo como a aprendizagem de uma língua estrangeira pode auxiliar na formação desse sujeito. Também é abordada a aprendizagem da leitura em língua estrangeira, especialmente a partir da aplicação de estratégias de leitura. Conclui-se que o ensino de línguas dentro da proposta do ensino técnico pode ser um aliado para o desenvolvimento linguístico, comunicativo e profissional, capacitando o trabalhador para tarefas de maior relevância e complexidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).