O Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELT) no contexto de alunos multiníveis: uma narrativa de estratégias pedagógicas na disciplina Práticas Escritas em Línguas Inglesa no IFCE campus Crateús
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v4.n2.a3573Resumo
Os alunos de cursos livres e disciplinas voltados para o ensino de línguas estrangeiras podem apresentar níveis diferentes de conhecimento linguístico do idioma estudado. Esta característica chamada de sala de aula multinível, comum nas práticas pedagógicas de idiomas, deve ser cada vez mais foco de produções científicas com o intuito de pensarmos em estratégias de ensino voltadas para a realidade multinível dos discentes. Esta narrativa irá descrever algumas estratégias pedagógicas usadas na disciplina extracurricular Práticas Escritas em Línguas Inglesa ministrada no semestre 2019.1 no IFCE campus Crateús. Por ser uma disciplina extracurricular, os alunos que cursaram esta disciplina eram discentes de diferentes cursos de graduação e apresentavam níveis linguísticos bem heterogêneos na língua inglesa. Serão detalhadas algumas das atividades que foram aplicadas com os cursistas da referida disciplina bem como o processo de aprendizagem dos conteúdos ministrado nestas atividades. Serão utilizadas principalmente as concepções teóricas de Fonseca (2009), Ellis (2003) e Willis (1996) sobre o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas e o Ensino Multinível. A presente narrativa visa contribuir para um aprimoramento das práticas do ensino de línguas estrangeiras, especialmente a língua inglesa, nos Institutos Federais e em outas instituições do Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).