O desenvolvimento de atividades de compreensão escrita: um corpus de temática política

Autores

  • Luana Aparecida Nazzi Laranja UNESP
  • Paula Tavares Pinto

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v4.n2.a3571

Resumo

Baseando-se nos estudos da Linguística de Corpus (LC) o objetivo do presente trabalho é desenvolver atividades de compreensão escrita voltadas para o vestibular baseadas no uso de agrupamentos lexicais. Para isso, foi compilado um corpus de textos jornalísticos autênticos advindos dos sites CNN® e BBC® com o tema politics (política) e este foi comparado a um corpus de inglês geral com o intuito de extrair as palavras-chave positivas, ou seja, do corpus de estudo. A partir de então, foram levantados os clusters - agrupamentos lexicais - dessas palavras para posterior criação das atividades de compreensão escrita na língua inglesa, de modo que os exercícios desenvolvidos tiveram como base as combinações lexicais mais frequentes do tema dos textos compilados. Como base para o desenvolvimento dos exercícios foi utilizado o vestibular da Unesp, contendo questões em português e a língua-alvo. Em função disso, foi esperado responder à seguinte pergunta: Como o uso de um corpus criado a partir de textos jornalísticos autênticos com o tema política pode auxiliar no levantamento de agrupamentos lexicais para o vestibular? A aplicação das atividades criadas foi feita com alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola privada situada em uma cidade do interior de São Paulo. E, pode-se afirmar que as atividades tiveram um impacto positivo em relação ao desenvolvimento da leitura dos estudantes.

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Publicado

2019-11-19

Como Citar

Laranja, L. A. N., & Pinto, P. T. (2019). O desenvolvimento de atividades de compreensão escrita: um corpus de temática política. LínguaTec, 4(2), 29–51. https://doi.org/10.35819/linguatec.v4.n2.a3571

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos