O desenvolvimento de atividades de compreensão escrita: um corpus de temática política
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v4.n2.a3571Resumo
Baseando-se nos estudos da Linguística de Corpus (LC) o objetivo do presente trabalho é desenvolver atividades de compreensão escrita voltadas para o vestibular baseadas no uso de agrupamentos lexicais. Para isso, foi compilado um corpus de textos jornalísticos autênticos advindos dos sites CNN® e BBC® com o tema politics (política) e este foi comparado a um corpus de inglês geral com o intuito de extrair as palavras-chave positivas, ou seja, do corpus de estudo. A partir de então, foram levantados os clusters - agrupamentos lexicais - dessas palavras para posterior criação das atividades de compreensão escrita na língua inglesa, de modo que os exercícios desenvolvidos tiveram como base as combinações lexicais mais frequentes do tema dos textos compilados. Como base para o desenvolvimento dos exercícios foi utilizado o vestibular da Unesp, contendo questões em português e a língua-alvo. Em função disso, foi esperado responder à seguinte pergunta: Como o uso de um corpus criado a partir de textos jornalísticos autênticos com o tema política pode auxiliar no levantamento de agrupamentos lexicais para o vestibular? A aplicação das atividades criadas foi feita com alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola privada situada em uma cidade do interior de São Paulo. E, pode-se afirmar que as atividades tiveram um impacto positivo em relação ao desenvolvimento da leitura dos estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).