Análise do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis: tópicos para serem trabalhados com estudantes de ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v4.n2.a3555Resumo
Este trabalho apresenta alguns aspectos do romance “Dom Casmurro”, de Machado de Assis. Os objetivos são reunir e explicar sinteticamente algumas das principais questões da obra, a fim de permitir que o professor tenha uma visão geral de alguns dos vários níveis e possibilidades de leitura. A metodologia consistiu na leitura atenta do romance, bem como da pesquisa bibliográfica. Os resultados apresentados abordam a repetida questão da dúvida acerca do adultério de Capitu, desenvolvendo sua acusação e sua defesa, mas procuram explorar outras questões da obra, igualmente interessantes, como os nomes das personagens, a análise psicológica dos protagonistas, as referências intertextuais, a representação das estruturas sociais brasileiras, entre outros.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).