Uma breve reflexão sobre a plataforma virtual de aprendizagem da língua inglesa CNA Go
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v4.n2.a3519Palavras-chave:
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), Jogos, Gamificação, CNA Go.Resumo
Devido à sociedade contemporânea, cada vez mais “sem tempo”, tornou-se recorrente o ensino através de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). O mesmo ocorre com a língua inglesa como língua estrangeira. Por esse motivo, objetivou-se neste trabalho, analisar a plataforma virtual de ensino da língua inglesa CNA Go, e conferir se a mesma é realmente gamificada, conforme é dito em sua tela de apresentação. As características de jogos, definidas por Huizinga, os princípios de aprendizagem encontrados em bons jogos, discutidos por Gee e os elementos de gamificação elencados por Vianna et al. (2013), entre outros teóricos, foram objeto de estudo nesta pesquisa. Objetivou-se, também, verificar se a interface deste AVA possui as características assinaladas por Oliveira (2007) como essenciais para que um AVA seja eficaz ao ensino da língua inglesa. Concluiu-se que realmente trata-se de um ambiente gamificado, cuja interface apresenta vários critérios assinalados como eficientes em relação ao ensino da língua inglesa como idioma estrangeiro, porém, algumas falhas ainda foram detectadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).