Um mosaico multissemiótico: a multimodalidade no ensino da Língua Inglesa

Autores

  • Carla Luciane Klos Schöninger Instituto Federal Farroupilha- Campus Panambi
  • Iasmin Assmann Cardoso Silva Instituto Federal Farroupilha- Campus Panambi
  • Jessica Maia Fradique Instituto Federal Farroupilha- Campus Panambi

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v2.n1.a2361

Palavras-chave:

Multimodalidade. Semiótica. Ensino de Língua Inglesa.

Resumo

O presente artigo visa relatar práticas no ensino de Língua Inglesa desenvolvidas nos cursos técnicos e trazer discussões acerca dos conceitos semiótica e multimodalidade. Os pressupostos teóricos abordados consideram as perspectivas de Dionísio (2013), sobre as múltiplas linguagens no Ensino Médio, Greimas e Courtés(2008), no que se refere à semiótica, Kress (2010) e Kress e Leeuwet (1996), tratando da multimodalidade. Foram então desenvolvidas práticas nas aulas de Língua Inglesa do Curso Técnico em Química e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, através de estratégias de leitura na língua nativa e na língua inglesa; em suportes e modos diferentes, permitindo a produção de vídeos a partir de softwares, aplicativos e ferramentas da internet, contendo legenda em inglês e áudio gravado pelos alunos. Os resultados foram significativos, pois os aprendizes, além de apresentarem domínio de ferramentas tecnológicas, também fizeram uso do texto escrito, imagem, elementos gráficos, som e fala. Portanto, a partir de práticas de recepção envolvendo leitura de textos, contendo elementos multissemióticos, houve as produções que constituíram um sistema semiótico multimodal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carla Luciane Klos Schöninger, Instituto Federal Farroupilha- Campus Panambi
    Doutoranda em Letras: Estudos Literários na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Linha de Pesquisa: Teoria, Crítica e comparatismo. Mestre em Letras: Literatura pela URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- Campus Frederico Westphalen). Pós-graduada em Língua e Cultura Inglesa (URI), especialista em Mídias na Educação (IFSUL), Graduada em Letras: Português, Inglês e respectivas literaturas (URI), Graduada em Espanhol (UFPEL). Professora de Português, Literatura e Inglês no Instituto Federal Farroupilha-Campus Panambi. Estuda principalmente: literatura comparada, multimodalidade e letramento no ensino de línguas.
  • Iasmin Assmann Cardoso Silva, Instituto Federal Farroupilha- Campus Panambi
    Acadêmica do Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas.
  • Jessica Maia Fradique, Instituto Federal Farroupilha- Campus Panambi
    Acadêmica do Curso Superior Tecnólogo em Sistemas para Internet

Referências

ALMEIDA, D. B. Do texto às imagens: as novas fronteiras do letramento visual. In: PEREIRA, Regina Celi, ROCA, Pilar. Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2015. p.173- 202

DIONÍSIO, A. Gêneros multimodais e multiletramento. In: KARWOSKIAM; GAYDECZKA B. & BRITO, K S. (Orgs) Gêneros textuais, reflexões e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.

DIONISIO, A. P. VALCONCELOS, Leila Janot. In: BUNZEN, Clecio, MENDONÇA, Márcia [Org] Múltiplas Linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

GREIMAS, A. & COURTÉS J. Dicionário de Semiótica. Rio de Janeiro: Editora Contexto, 2008.

HEMAIS, B. J. W. [Org]. Gêneros discursivos e multimodalidade: desafios, reflexões e propostas no ensino de inglês. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. New York: Routledge, 2010.

KRESS, G; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: the grammar of visual design. Oxford: Press, 1996.

KRISTEVA, J. Introdução à Semanálise. Trad. Lucia Helena França Ferraz-Ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

MUKAROVSKY, J. A arte como fato semiológico. In: Círculo Linguístico de Praga: estruturalismo e semiologia. Dionísio Toledo, org. Porto Alegre. Livraria do Globo, 1975.

Downloads

Publicado

2017-06-21

Edição

Seção

Narrativas de ensino

Como Citar

Um mosaico multissemiótico: a multimodalidade no ensino da Língua Inglesa. (2017). LínguaTec, 2(1). https://doi.org/10.35819/linguatec.v2.n1.a2361