O cinema nas aulas de espanhol
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v2.n1.a2358Resumo
Os alunos têm acesso em seu cotidiano a produções cinematográficas, e, ao trazê-las para o espaço escolar, pode-se incentivar que os estudantes observem o cinema com um olhar mais crítico e possam dominar os códigos que o constituem. Com este trabalho, busca-se relatar uma experiência com o filme Um conto de chinês na aula de espanhol, proporcionando uma reflexão sobre o encontro de linguagens gestuais, verbais e visuais e sobre a atribuição de um sentido ao material exibido. Para isso, como referencial teórico, desenvolve-se o conceito de letramentos multissemióticos proposto por Rojo (2009) e o vínculo entre cinema e educação analisado por Duarte (2002) e Napolitano (2004). Ao longo do texto, são apresentadas questões que nortearam a discussão em torno do filme e dos recursos que o compõem.Downloads
Referências
BITTENCOURT, Mariana. Fait divers, o jornalismo sobre o inusitado. Viés – o outro lado da rede, 07.jul.2011. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/vies/comunicacao/fait-divers-o-jornalismo-sobre-o-inusitado/>. Acesso em 27.mar.2017.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf>. Acesso em 03.jun.2017.
BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio v. 1. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
DUARTE, Rosália. Cinema & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
HAAS, Gabriela. Um Conto Chinês faz sucesso em Porto Alegre. Guia da semana, 10.abr.2012. Disponível em: < http://www.guiadasemana.com.br/cinema/noticia/um-conto-chines-faz-sucesso-em-porto-alegre>. Acesso em 28.mar.2017.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.
UM CONTO chinês. Direção: Sebastian Borensztein. Produção: Pablo Bosi, Gerardo Herrero e Juan Pablo Buscarini. Manaus: Paris Filmes, 2011. 1 DVD, (93 min), Color.
ROJO, Roxana. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ROMERO, Luiz Alberto. Breve historia contemporánea de la Argentina. Buenos Aires: Fondo de cultura económica, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).