Em busca de pistas para desvendar o grande segredo: a gamificação na aula de Língua Portuguesa do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v2.n1.a2356Palavras-chave:
Língua Portuguesa, Gamificação, Autonomia.Resumo
Este trabalho busca promover, a partir do suporte de elementos teóricos, uma reflexão sobre a aplicação de uma atividade baseada na técnica dos jogos em Língua Portuguesa, aplicada com a turma de segundo ano do Ensino Médio integrado ao curso de Eletromecânica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tencologia da Bahia, campus Simões Filho. Para tanto, leituras de textos de autores sobre psicologia da educação, tais como Jean Piaget e Isabel Alarcão e sobre a gamificação, com Jean Paul Gee e Bruno Medina se fizeram necessárias para apoiar a elaboração da atividade e para posterior avaliação. Para o primeiro contato com a gamificação, acredito que os objetivos principais tenham sido atingidos com os alunos: o desenvolvimento do trabalho em grupo, o aumento da autonomia em realizar pesquisas e da motivação, a organização de apresentações orais e o conhecimento sobre o ciclo cultural realista. A docente também pôde usufruir da reflexão sobre sua prática, vivenciando de fato a autonomia em construir sequências didáticas que estimulem a satisfação e a busca pelos conhecimentos. Advém disso a percepção de que a aprendizagem está em toda parte e o docente pode utilizar de diversas estratégias para fazer emergir essa realidade.
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