Estágio Supervisionado no Ensino Médio: a abordagem da temática da saúde psicofísica dos adolescentes nas aulas de Língua Portuguesa

Autores

  • Heloísa Pellenz Schneider Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Feliz
  • Giovani Forgiarini Aiub Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Feliz

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7486

Resumo

O presente relato de experiência comporta a descrição de uma prática de docência realizada no decorrer do Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa, enquanto componente do curso de Licenciatura em Letras - Português e Inglês do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Feliz. O estágio se sucedeu nessa mesma instituição de ensino, tendo se dado com uma turma de 3º ano do Ensino Médio. A práxis pedagógica foi pautada pela abordagem da temática da saúde psicofísica na adolescência, dando enfoque, especificamente, à influência do transtorno de ansiedade na realidade intra e interpessoal dos sujeitos. O desenvolvimento das aulas se sucedeu através de um planejamento crítico e reflexivo, organizado em diferentes blocos temáticos e articulado a um ensino da Língua Portuguesa através de diversos gêneros textuais. Os pressupostos teóricos norteadores do processo educativo advieram da BNCC (2018), de Freire (1996) e de Marcuschi (2005). A prática do fazer docente, fomentada pelo estágio, propiciou uma inserção na realidade do exercício pedagógico, favorecendo a apreensão das nuances que permeiam o elo professor, aluno e conhecimento. Nesse entremeio, entre desafios e possibilidades, o licenciando se (trans)forma.

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Biografia do Autor

  • Heloísa Pellenz Schneider, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Feliz

    Graduada em Licenciatura em Letras - Português e Inglês pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Feliz (2023). Apresenta interesse pela linha da Sociolinguística, especialmente no que concerne ao estudo do code-switching em ambientes de contato linguístico entre a Língua Portuguesa e a língua de imigração Hunsrückisch. 

  • Giovani Forgiarini Aiub, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Feliz

    Licenciado, Mestre e Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde 2011, é professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Feliz, onde foi Diretor-Geral (2013-2020), coordenador do PIBID na área de Língua Portuguesa (2020-2022) e Docente Orientador da área de Língua Portuguesa para o Programa Residência Pedagógica (2022-2024). É membro do Grupo de Estudos Pecheuxtianos (GEP/UNIPAMPA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Educação e Estratifi cação Social (GEPIESS/UFFS/CNPq).

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Publicado

2024-11-20

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

Estágio Supervisionado no Ensino Médio: a abordagem da temática da saúde psicofísica dos adolescentes nas aulas de Língua Portuguesa. (2024). LínguaTec, 9(2), 189-204. https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7486