Estágio Supervisionado no Ensino Médio: a abordagem da temática da saúde psicofísica dos adolescentes nas aulas de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7486Resumo
O presente relato de experiência comporta a descrição de uma prática de docência realizada no decorrer do Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa, enquanto componente do curso de Licenciatura em Letras - Português e Inglês do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Feliz. O estágio se sucedeu nessa mesma instituição de ensino, tendo se dado com uma turma de 3º ano do Ensino Médio. A práxis pedagógica foi pautada pela abordagem da temática da saúde psicofísica na adolescência, dando enfoque, especificamente, à influência do transtorno de ansiedade na realidade intra e interpessoal dos sujeitos. O desenvolvimento das aulas se sucedeu através de um planejamento crítico e reflexivo, organizado em diferentes blocos temáticos e articulado a um ensino da Língua Portuguesa através de diversos gêneros textuais. Os pressupostos teóricos norteadores do processo educativo advieram da BNCC (2018), de Freire (1996) e de Marcuschi (2005). A prática do fazer docente, fomentada pelo estágio, propiciou uma inserção na realidade do exercício pedagógico, favorecendo a apreensão das nuances que permeiam o elo professor, aluno e conhecimento. Nesse entremeio, entre desafios e possibilidades, o licenciando se (trans)forma.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Heloísa Pellenz Schneider, Giovani Forgiarini Aiub
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).