Ensinando estrutura morfológica com planilhas (Google Sheets)
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7485Resumo
A experiência narrada foi realizada com uma turma de oitavo ano do ensino fundamental no primeiro semestre de 2024 e trata do ensino de constituintes morfológicos em língua portuguesa, tal como estipulado pela BNCC (Brasil, 2017, p 171). Objetiva-se com o texto expor a satisfatória execução de uma proposta pedagógica de linguistas formalistas: o formador de palavras (Minussi; Barbosa, 2021), que se baseia na metodologia da aprendizagem linguística ativa proposta por Pilati (2017). Além de também se utilizar na experiência um incremento teórico retirado de Scher, Monteiro e Marangoni Junior (2022). Uma adaptação, no entanto, foi feita na proposta para a utilização de planilhas feitas com o Google Sheets que favoreceram ainda mais a aprendizagem no contexto, por proporcionarem que os alunos se engajassem de forma mais ativa e criativa na proposta. Além disso, promoveu-se o fortalecimento da autoestima linguística dos alunos e uma postura contrária ao do preconceito linguístico pelo fato de a proposta se basear em uma metodologia que salienta como todos os falantes possuem muito conhecimento linguístico em suas mentes, ainda que tenham dificuldade para externalizá-lo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tiago Carneiro, Beatrice Monteiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).