Ensinando estrutura morfológica com planilhas (Google Sheets)

Autores

  • Tiago Carneiro Departamento de linguística - FFLCH / USP
  • Beatrice Monteiro UESPI

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7485

Resumo

A experiência narrada foi realizada com uma turma de oitavo ano do ensino fundamental no primeiro semestre de 2024 e trata do ensino de constituintes morfológicos em língua portuguesa, tal como estipulado pela BNCC (Brasil, 2017, p 171). Objetiva-se com o texto expor a satisfatória execução de uma proposta pedagógica de linguistas formalistas: o formador de palavras (Minussi; Barbosa, 2021), que se baseia na metodologia da aprendizagem linguística ativa proposta por Pilati (2017). Além de também se utilizar na experiência um incremento teórico retirado de Scher, Monteiro e Marangoni Junior (2022). Uma adaptação, no entanto, foi feita na proposta para a utilização de planilhas feitas com o Google Sheets que favoreceram ainda mais a aprendizagem no contexto, por proporcionarem que os alunos se engajassem de forma mais ativa e criativa na proposta. Além disso, promoveu-se o fortalecimento da autoestima linguística dos alunos e uma postura contrária ao do preconceito linguístico pelo fato de a proposta se basear em uma metodologia que salienta como todos os falantes possuem muito conhecimento linguístico em suas mentes, ainda que tenham dificuldade para externalizá-lo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tiago Carneiro, Departamento de linguística - FFLCH / USP

    Estudante de letras - habilitação português e linguística, licenciatura e bacharelado, no último semestre pela Universidade de São Paulo. Entre junho de 2023 e junho de 2024, realizou iniciação científica, sob orientação da Prof. Dr. Ana Paula Scher (DL-FFLCH/USP). Integra o Grupo de Estudos em Morfologia Distribuída (GREMD/FFLCH). Professor de língua portuguesa atuante nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, com interesse em educação inclusiva e ensino fundamentado por modelos teóricos formais.

  • Beatrice Monteiro , UESPI

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e mestrado na Área de Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Letras (UFPI). Atualmente é doutoranda vinculada ao DINTER USP/UESPI em Linguística. É professora do curso de Licenciatura Plena em Letras - Português na Universidade Estadual do Piauí - Campus Dra. Josefina Mendes (Floriano). Faz parte do Grupo de Estudos em Morfologia Distribuída (GREMD), da USP. Os seus principais interesses de estudo são: morfologia, interfaces morfologia-sintaxe e morfologia-semântica, ensino de gramática.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Edição

Seção

Narrativas de ensino

Como Citar

Ensinando estrutura morfológica com planilhas (Google Sheets). (2024). LínguaTec, 9(2), 234-248. https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7485