Promovendo a leitura autônoma: narrativa de ensino com o diário de leitura

Autores

  • Diego de Souza Vieira IFMG
  • Vitoria Regia Lopes dos Santos IFMG
  • Ricael Spirandeli Rocha IFMG

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7478

Resumo

Este estudo analisa a implementação de um projeto de leitura autônoma voltado para alunos do 8º ano, com o objetivo de desenvolver competências críticas e reflexivas através da elaboração de diários de leitura. O projeto envolveu a leitura das obras "O Médico e o Monstro" de Robert Louis Stevenson e "Fahrenheit 451" de Ray Bradbury, seguidas pela produção de diários contendo biografia dos autores, resumos, reflexões críticas, glossários e motivos para a prática da leitura. A metodologia adotada incluiu a orientação inicial, supervisão durante o processo e sessões de feedback. Os resultados indicaram um alto nível de engajamento dos alunos, com todos os participantes completando a atividade. No entanto, cerca de 43% dos alunos precisaram refazer partes de seus diários, principalmente devido a questões de superficialidade e casos isolados de plágio. As intervenções pedagógicas, como a utilização de exemplos concretos e sessões de reescrita, mostraram-se eficazes para aprimorar a qualidade das reflexões e resumos. O glossário, embora enriquecedor em termos de vocabulário, não atingiu plenamente as expectativas em termos de análise crítica. Concluiu-se que o projeto foi eficaz em promover a autonomia e a reflexão crítica dos alunos, apesar das limitações encontradas. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Diego de Souza Vieira, IFMG

    Possui Graduação em Letras, com ênfase em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Viçosa (2019). Pós-graduando em Docência Pelo Instituto Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor de Língua Portuguesa e Produção Textual no Ensino Fundamental II.

  • Ricael Spirandeli Rocha, IFMG

    Possui graduação em Licenciatura em Computação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM); graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Uberaba (UNIUBE); graduação em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni. Possui especialização em Produção de Materiais Didáticos Utilizando o Linux Educacional pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); especialização em Tecnologias, Linguagens e Mídias na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM); especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM); especialização em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante; especialização em Docência Universitária pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e, especialização em Gestão da EaD pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. É Mestre em Educação Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (PPGET-IFTM). Atualmente é professor de Educação Básica de cursos técnicos pela Secretaria Estadual de Minas Gerais (SEE/MG). Exerce função de Professor-Tutor presencial no curso de Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) na modalidade EaD; Professor Orientador no curso de Pós-graduação em Docência pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - campus Arcos. Participa do grupo de pesquisa GPETEC - Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Ciências na linha de pesquisa Desenvolvimento de aplicativos tecnológicos e softwares educacionais do IFTM Campus Uberlândia-Centro; Participa do grupo de pesquisa Multidisciplinar em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). É Professor e líder no Grupo de Educadores Google (GEG) da cidade de Uberaba; Trabalha como servidor efetivo da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba - CODIUB, possui experiência na área tecnológica e educacional.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Edição

Seção

Narrativas de ensino

Como Citar

Promovendo a leitura autônoma: narrativa de ensino com o diário de leitura. (2024). LínguaTec, 9(2), 221-233. https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7478