O Papel da Figura Feminina em três obras Românticas: “A Dama das Camélias”, “As Asas de um Anjo, e “Lucíola”

Autores

  • Patricia Thomasini Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Maiquel Rohrig

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7475

Resumo

Este artigo analisa três obras do romantismo, a saber: “A Dama das Camélias”, de Alexandre Dumas Filho, “As Asas de um Anjo” e “Lucíola”, de José de Alencar. O objetivo é compreender o papel da figura feminina presente no título das obras. Buscaremos verificar a relação dessas personagens com outros personagens e de que modo se articulam com o período literário e com o período histórico em que estão inseridas. A metodologia consiste na leitura das obras literárias, verificação de relações intertextuais e pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam a intertextualidade entre as obras de Alencar e Dumas, bem como as estratégias dos autores para, a partir das personagens protagonistas, revelar hipocrisias da sociedade e, ao gosto do Romantismo, realizar críticas sociais.

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Publicado

2024-11-20

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos

Como Citar

O Papel da Figura Feminina em três obras Românticas: “A Dama das Camélias”, “As Asas de um Anjo, e “Lucíola”. (2024). LínguaTec, 9(2), 86-104. https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7475