O Papel da Figura Feminina em três obras Românticas: “A Dama das Camélias”, “As Asas de um Anjo, e “Lucíola”
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7475Resumo
Este artigo analisa três obras do romantismo, a saber: “A Dama das Camélias”, de Alexandre Dumas Filho, “As Asas de um Anjo” e “Lucíola”, de José de Alencar. O objetivo é compreender o papel da figura feminina presente no título das obras. Buscaremos verificar a relação dessas personagens com outros personagens e de que modo se articulam com o período literário e com o período histórico em que estão inseridas. A metodologia consiste na leitura das obras literárias, verificação de relações intertextuais e pesquisa bibliográfica. Os resultados apontam a intertextualidade entre as obras de Alencar e Dumas, bem como as estratégias dos autores para, a partir das personagens protagonistas, revelar hipocrisias da sociedade e, ao gosto do Romantismo, realizar críticas sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Patricia Thomasini, Maiquel Rohrig
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).