Revisão sistemática para o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na biblioteca digital da Sociedade Brasileira de Computação (SBC)
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7474Resumo
Este é um artigo de revisão sistemática dos resultados de pesquisa na plataforma da biblioteca digital da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), considerando especialmente os anais do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), que tem por finalidade investigar e catalogar artigos relacionados a atividades que contemplam o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Nesse contexto, identificamos 29 trabalhos que atenderam os critérios de busca iniciais, divididos por região, e que posteriormente foram refinados para 12, usando novos critérios de seleção. Essa busca se deu em virtude de ser uma plataforma que traz conteúdos tecnológicos, relacionados com a educação, a fim de identificar o que está sendo feito para atender as demandas da comunidade surda. Os resultados mostram que a região Nordeste é a região que mais investiga e trabalha na temática, e que a maioria dos trabalhos propõem o uso de jogos para facilitar o ensino de Libras, mostrando assim que ainda há uma vasta área para investigação no que diz respeito ao uso da Libras em conjunto com múltiplas tecnologias, reforçando que mais pesquisas precisam ser desenvolvidas para atender plenamente esta temática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lúcio Alves dos Santos, Anelise Lemke Kologeski
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).