A exclusão da língua espanhola no Instituto Federal Sul-rio-grandense
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7468Resumo
A Lei 13.415/2017 tornou obrigatório, a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, o ensino de inglês, relegando outras línguas estrangeiras, como o espanhol, ao status de optativas. Isso gerou a crescente exclusão do espanhol tanto nas escolas públicas quanto nas privadas. Este estudo visa a analisar a presença do espanhol nos currículos do Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). O IFSul oferta educação profissional e tecnológica em diferentes níveis e modalidades de ensino da educação básica à superior, e possui catorze campi, recebendo reconhecimento, assim como outros Institutos Federais (IFs), por sua inovação e autonomia pedagógica. Para conhecer a realidade de oferta de línguas estrangeiras dos campi do IFSul, foi realizada uma pesquisa documental, através de coleta dos dados a partir dos registros institucionais disponíveis publicamente na intranet de cada campus. Assim, foi feita a análise dos currículos de cada campus dos cursos de EMI, da legislação vigente quanto à autonomia curricular dos IFs e das leis atuais que regulamentam a oferta de línguas estrangeiras na educação básica. Os resultados evidenciam que, embora o espanhol seja escolhido pelos estudantes, como no Exame Nacional do Ensino Médio como alternativa ao inglês, esse componente curricular é oferecido em apenas seis campi do IFSul, excluído até mesmo em cidades de fronteira com países falantes de espanhol. A exclusão da língua espanhola do currículo limita oportunidades dos estudantes da educação básica de ampliarem seus repertórios de participação em outras línguas e de ingressarem na universidade no idioma de sua preferência. Este trabalho é relevante, pois apresenta um panorama da oferta de línguas estrangeiras na rede de ensino do IFSul e pode contribuir para debates sobre o tema em instâncias deliberativas, como em reuniões do Conselho Superior.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sandra Salenave, Ana Paula Seixas Vial
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).