Práticas inclusivas no ensino de espanhol
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7402Resumo
Este artigo concentra-se na análise de práticas pedagógicas no ensino da língua espanhola a estudantes em contextos de inclusão escolar. Tendo em vista aprimorar a eficácia da aprendizagem e promover uma educação inclusiva e equitativa, este estudo objetiva investigar estratégias pedagógicas utilizadas no ensino do espanhol, buscando identificar e descrever práticas pedagógicas desenvolvidas por professores na Educação Básica, de modo a incluir estudantes com necessidades específicas. Com base nas discussões teóricas e políticas acerca da inclusão escolar e do ensino de língua espanhola, os dados da pesquisa foram produzidos a partir de questionários virtuais, respondidos por treze (13) professores do Vale do Rio Pardo/RS. Entre as estratégias utilizadas, destacam-se a criação de um ambiente inclusivo e acolhedor, além da adaptação curricular: personalização de atividades, uso de tecnologias assistivas, métodos e recursos pedagógicos específicos, jogos educacionais, materiais manipuláveis e propostas em grupo. Dentro desse escopo, também se observam os principais desafios enfrentados pelos professores ao implementarem práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula, sobretudo no que fiz respeito à diversidade de necessidades dos estudantes, também se considerando a carência na formação específica dos profissionais. É possível concluir que o ensino em contextos de inclusão escolar envolve concepção, organização e gestão de situações de aprendizagem, em conformidade com os princípios pedagógicos ativos e políticas educacionais vigentes, de modo que é possível ensinar língua espanhola a todos os estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Janete Inês Müller, Sílvia Simone Franco Padilha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).