O trabalho com o gênero causo nas aulas de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7180Resumo
É fato que hoje, após quase três décadas da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (Brasil, 1997), que preconizam o ensino da Língua Portuguesa por meio dos gêneros do discurso, essas entidades sociodiscursivas estão, de um modo ou de outro, presentes nas salas de aula brasileiras. Entretanto, dada à diversidade de gêneros que circulam na sociedade e, também, dadas às recomendações tanto dos PCN quanto da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018), não é raro nos questionarmos a respeito do modo mais adequado de se trabalhar determinados gêneros na sala de aula. Considerando que há gêneros que ocupam mais espaço do que outros no cenário didático-pedagógico, objetivamos, neste estudo, nos debruçar sobre o causo, pois entendemos que a partir desse gênero, relevantes aspectos da língua e da cultura do povo brasileiro podem ser trabalhados, o que favorece o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, como a Linguística e a Literatura. Visando a atingir o objetivo proposto, definimos e caracterizamos o causo, e, em seguida, oferecemos uma visão geral a respeito de como ele é abordado em dissertações produzidas por professores vinculados ao Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Elisete Maria Carvalho Mesquita
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).