O trabalho com o gênero causo nas aulas de Língua Portuguesa

Autores

  • Elisete Maria Carvalho Mesquita UFU

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7180

Resumo

É fato que hoje, após quase três décadas da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (Brasil, 1997), que preconizam o ensino da Língua Portuguesa por meio dos gêneros do discurso, essas entidades sociodiscursivas estão, de um modo ou de outro, presentes nas salas de aula brasileiras. Entretanto, dada à diversidade de gêneros que circulam na sociedade e, também, dadas às recomendações tanto dos PCN quanto da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018), não é raro nos questionarmos a respeito do modo mais adequado de se trabalhar determinados gêneros na sala de aula. Considerando que há gêneros que ocupam mais espaço do que outros no cenário didático-pedagógico, objetivamos, neste estudo, nos debruçar sobre o causo, pois entendemos que a partir desse gênero, relevantes aspectos da língua e da cultura do povo brasileiro podem ser trabalhados, o que favorece o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, como a Linguística e a Literatura. Visando a atingir o objetivo proposto, definimos e caracterizamos o causo, e, em seguida, oferecemos uma visão geral a respeito de como ele é abordado em dissertações produzidas por professores vinculados ao Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2024-11-20

Edição

Seção

Narrativas de ensino

Como Citar

O trabalho com o gênero causo nas aulas de Língua Portuguesa. (2024). LínguaTec, 9(2), 205-220. https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n2.7180