Uso de meme no ensino de espanhol

Autores

  • Adriana Teixeira Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n1.7158

Resumo

Esta narrativa de ensino tem como objetivo refletir sobre a importância dos gêneros digitais na sala de aula de línguas adicionais, em especial o meme, seja no processo de compreensão ou produção, já que que estamos imersos em uma cultura digital que modifica constantemente nossos modos de ser e estar no mundo. Nesse sentido, a análise parte do relato de experiência, na qual descrevo uma atividade de leitura literária de um conto latino-americano e a elaboração de um meme a partir deste texto, no ensino técnico integrado ao ensino médio, em contexto de pandemia. O referencial teórico é pautado nos eixos conceituais: leitura crítica (CASSANY, 2006), leitura literária (COSSON, 2006; MENDOZA,2007), multimodalidade e multiletramentos (KERSCH; COSCARELLI, 2016). Acredito que a proposta de produção de um meme incentivou a leitura literária, fazendo com que os alunos se dedicassem a uma leitura minuciosa para ser o mais criativo na sua produção. Destaco também a importância de tornar a proposta de leitura e escrita mais próximas da realidade do estudante, fazendo com que este reflita criticamente aspectos de seu cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-06-20

Como Citar

Pereira, A. T. (2024). Uso de meme no ensino de espanhol. LínguaTec, 9(1), 161–172. https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n1.7158

Edição

Seção

Narrativas de ensino