As palavras na publicidade: uma análise de anglicismos em briefings
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n1.7107Resumo
A Publicidade é a área que objetiva divulgar marcas e seus respectivos produtos e/ou serviços. Em sua organização interna, existe um documento que norteia todas as ações: o briefing; um termo da Língua Inglesa que comunica aos profissionais envolvidos informações como o tipo de material a ser criado, o seu prazo, suas dimensões e outras especificidades. Neste trabalho, de modo geral, objetivamos identificar nesses briefings a presença de neologismos de origem inglesa, visto que a Publicidade é constituída, desde a sua origem, com muita influência externa, especialmente a norte-americana. Além disso, buscamos promover uma aproximação entre os estudos neológicos e o gênero textual briefing, ou seja, a verificação da presença de estrangeirismos e a respectiva análise quanto à estrutura ortográfica e morfológica. Para alcançar esses objetivos, utilizamo-nos de uma metodologia que integra o quantitativo com o qualitativo: coletamos o corpus, estruturamos tabelas e quadros, consultamos dicionários, utilizamos fichas neológicas e analisamos o conteúdo de cada briefing selecionado. Por fim, verificamos que dos 60 candidatos a neologismos por estrangeirismos, 38 foram considerados de fato anglicismos, o que indica a influência estadunidense na área da Publicidade. Também concluímos que muitas palavras estão em processo de aportuguesamento e que os substantivos constituem a classe gramatical que mais importa palavras.
Palavras-chave: Publicidade. Anglicismo. Lexicologia.
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Copyright (c) 2024 Monique Dias Souza, Doutor
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