A Audiodescrição: O ensino-aprendizagem de línguas e literaturas em contextos de ensino tecnológico, de nível médio e superior

Autores

  • Leonardo Assis de Almeida Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Donaldo Ricos de Souza Tavares Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n1.7066

Resumo

Nesta narrativa de ensino, compartilha-lhe uma experiência de uso da audiodescrição como recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem de línguas e literaturas em um contexto de ensino tecnológico, de nível médio e superior. O objetivo foi relatar como a audiodescrição pode promover a inclusão e a acessibilidade de alunos com deficiência visual, bem como desenvolver suas competências linguísticas e interculturais. A experiência ocorreu em uma turma de inglês instrumental, onde os alunos leram e interpretaram um texto literário em língua inglesa, acompanhado de uma audiodescrição produzida pelos próprios alunos. As principais reflexões foram que a audiodescrição favoreceu a compreensão do texto, a interação entre os alunos e a valorização da diversidade.

Palavras-chave: Audiodescrição. Ensino-aprendizagem. Línguas e literaturas.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-06-20

Como Citar

Assis de Almeida, L., & de Souza Tavares, D. R. (2024). A Audiodescrição: O ensino-aprendizagem de línguas e literaturas em contextos de ensino tecnológico, de nível médio e superior. LínguaTec, 9(1), 148–160. https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n1.7066

Edição

Seção

Narrativas de ensino