Em Direção aos Multiletramentos: Integrando Voyant Tools e Artigos Metodológicos em Vídeo do JoVE para o Ensino de Língua Inglesa

Autores

  • Victor Gomes Milani Prefeitura Municipal de Santa Maria/ Secretaria Municipal de Educação

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n1.7037

Resumo

Esse artigo aborda possibilidades de integração tecnológica no ensino de língua inglesa, destacando o software Voyant Tools e os Artigos Metodológicos em Vídeo (AMVs) do JoVE. Com base na Pedagogia dos Multiletramentos (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020), explora-se a potencial aplicação do Voyant Tools em transcrições de AMVs brasileiros. O Voyant Tools oferece ferramentas como Cirrus, Leitor, Frequência Relativa, Sumário e Contextos, que podem enriquecer práticas pedagógicas. Essas ferramentas, ao serem estrategicamente utilizadas, alinham-se aos estágios de "Experienciando", "Conceitualizando", "Analisando" e "Aplicando" da Pedagogia dos Multiletramentos, promovendo uma abordagem contextualizada e personalizada no ensino de língua inglesa, especialmente com AMVs do JoVE.

Palavras-chave: Multiletramentos. Voyant Tools. Artigos Metodológicos em Vídeo..

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-06-20

Como Citar

Milani, V. G. (2024). Em Direção aos Multiletramentos: Integrando Voyant Tools e Artigos Metodológicos em Vídeo do JoVE para o Ensino de Língua Inglesa. LínguaTec, 9(1), 1–19. https://doi.org/10.35819/linguatec.v9.n1.7037

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos