O ensino de Literatura na perspectiva interdisciplinar: experiência em uma escola pública do estado do Espírito Santo

Autores

  • Ágda Cristina Alves de Mello Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
  • Arthur Birchener Teixeira de Menezes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo https://orcid.org/0009-0000-1192-4362
  • Ivania Cover Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n3.6885

Resumo

Este trabalho tem por objetivo descrever as atividades desenvolvidas pelos discentes do curso de Licenciatura em Letras/Português do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vitória, em uma escola pública estadual de Ensino Médio na cidade de Vitória/ES. As ações foram realizadas no âmbito do programa Residência Pedagógica, o qual oportuniza aos acadêmicos de licenciaturas atuarem como regentes de classe. Dessa forma, buscou-se relatar as ações realizadas em uma Mostra Cultural ocorrida na unidade, que mesclava elementos da Literatura Brasileira a conceitos de outras disciplinas, a fim de, a partir das obras literárias, criar uma relação entre a Literatura, as outras disciplinas e elementos da vida social dos estudantes. Este estudo busca descrever as ações à luz do pensamento de teóricos da área da literatura e educação, com a finalidade de atribuir sentido a elas. Assim, pretende-se enfatizar a importância do trabalho interdisciplinar envolvendo a Literatura na escola, já que ela oportuniza o letramento literário dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ágda Cristina Alves de Mello, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Graduanda em Letras - Português pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Participou como bolsista no Programa de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) nos estudos dos "Ritmos da Poesia Brasileira no século XXI" e realiza pesquisas sobre Linguística no currículo do estado do Espírito Santo. É bolsista no Programa Residência Pedagógica (PRP), atuando na docência de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira em uma escola estadual de ensino médio. Tenho interesse pelos seguintes temas: Linguística Aplicada, Sociolinguística, Tecnologia e Ensino e elaboração e revisão de produções textuais.

Arthur Birchener Teixeira de Menezes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Graduando em Letras/Português no Instituto Federal do Espírito Santo. É voluntário no Programa de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e realiza pesquisas sobre a Literatura no currículo do estado do Espírito Santo. É bolsista no Programa Residência Pedagógica (CAPES), atuando na docência de Língua Portuguesa e Literatura brasileira em uma escola estadual de ensino médio. Tenho interesse pelos seguintes temas: educação literária, ensino de língua e literatura e políticas educacionais.

Ivania Cover , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena (2005) e Mestre em Educação (2011) pela Universidade de Passo Fundo. Possui especializações em Orientação Educacional (2008) e Supervisão Escolar (2008), ambas pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Atualmente é Docente da Rede Federal do Ensino Básico Técnico e Tecnológico atuando no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Câmpus Vitória - Ifes.

Downloads

Publicado

2023-11-20

Como Citar

Cristina Alves de Mello, Ágda, Birchener Teixeira de Menezes, A., & Cover , I. (2023). O ensino de Literatura na perspectiva interdisciplinar: experiência em uma escola pública do estado do Espírito Santo. LínguaTec, 8(3), 65–79. https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n3.6885

Edição

Seção

Relatos de experiência