O ensino de Literatura na perspectiva interdisciplinar: experiência em uma escola pública do estado do Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n3.6885Resumo
Este trabalho tem por objetivo descrever as atividades desenvolvidas pelos discentes do curso de Licenciatura em Letras/Português do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Vitória, em uma escola pública estadual de Ensino Médio na cidade de Vitória/ES. As ações foram realizadas no âmbito do programa Residência Pedagógica, o qual oportuniza aos acadêmicos de licenciaturas atuarem como regentes de classe. Dessa forma, buscou-se relatar as ações realizadas em uma Mostra Cultural ocorrida na unidade, que mesclava elementos da Literatura Brasileira a conceitos de outras disciplinas, a fim de, a partir das obras literárias, criar uma relação entre a Literatura, as outras disciplinas e elementos da vida social dos estudantes. Este estudo busca descrever as ações à luz do pensamento de teóricos da área da literatura e educação, com a finalidade de atribuir sentido a elas. Assim, pretende-se enfatizar a importância do trabalho interdisciplinar envolvendo a Literatura na escola, já que ela oportuniza o letramento literário dos estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ágda Cristina Alves de Mello, Arthur Birchener Teixeira de Menezes, Ivania Cover
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).