Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Metodologias Ativas de Aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n3.6857Resumo
As novas tecnologias passaram a desempenhar um papel significativo no processo de ensino-aprendizagem, podendo promover uma maior interação do estudante com o conteúdo estudado. Com base nisso, a narrativa discute sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em sala de aula, especificamente, na disciplina de Língua Portuguesa. Diante disso, objetiva-se analisar a associação das TDICs às metodologias ativas de aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II. As reflexões indicam que há uma importância fundamental do incentivo ao uso das TDICs em sala de aula para que o indivíduo se sinta motivado a aprender e assim o faça de forma interativa. Destarte, a construção do conhecimento e desenvolvimento intelectual do estudante está associada ao relacionamento que mantém com os estudos e ao ambiente favorável para o ensino-aprendizagem. Diante disso, é preciso uma aprendizagem contextualizada e transversal, que perpassa pelas inúmeras tecnologias digitais e metodologias que incentivam o protagonismo dos estudantes durante todo o processo. No mais, ressalta-se que a sequência didática proposta pode ser adaptada quanto ao seu conteúdo, recursos e métodos para atender a necessidade do público-alvo mediante a realidade que os cercam.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Maria Geizi Silva Pinto, Annara Maria de Melo Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).