Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Metodologias Ativas de Aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa

Autores

  • Maria Geizi Silva Pinto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Annara Maria de Melo Costa Secretaria de Educação de Lajes

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n3.6857

Resumo

As novas tecnologias passaram a desempenhar um papel significativo no processo de ensino-aprendizagem, podendo promover uma maior interação do estudante com o conteúdo estudado. Com base nisso, a narrativa discute sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em sala de aula, especificamente, na disciplina de Língua Portuguesa. Diante disso, objetiva-se analisar a associação das TDICs às metodologias ativas de aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II. As reflexões indicam que há uma importância fundamental do incentivo ao uso das TDICs em sala de aula para que o indivíduo se sinta motivado a aprender e assim o faça de forma interativa. Destarte, a construção do conhecimento e desenvolvimento intelectual do estudante está associada ao relacionamento que mantém com os estudos e ao ambiente favorável para o ensino-aprendizagem. Diante disso, é preciso uma aprendizagem contextualizada e transversal, que perpassa pelas inúmeras tecnologias digitais e metodologias que incentivam o protagonismo dos estudantes durante todo o processo. No mais, ressalta-se que a sequência didática proposta pode ser adaptada quanto ao seu conteúdo, recursos e métodos para atender a necessidade do público-alvo mediante a realidade que os cercam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Geizi Silva Pinto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestra em Ciências da Linguagem (UERN). Secretaria de Educação do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Annara Maria de Melo Costa, Secretaria de Educação de Lajes

Possui curso técnico em Agroecologia (2016) e Administração (2018) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN - 2021). Pós-graduada em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI - 2022). Pós-graduanda em Linguística e Formação de Leitores pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI - 2023 a 2024).

Downloads

Publicado

2023-11-20

Como Citar

Silva Pinto, M. G., & de Melo Costa, A. M. (2023). Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Metodologias Ativas de Aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa. LínguaTec, 8(3), 111–125. https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n3.6857

Edição

Seção

Narrativas de ensino