Leitura do quadrinho Você deveria ter perguntado usando a ferramenta Padlet para expandir a discussão: reflexões sobre a carga mental das mulheres na perspectiva do letramento crítico

Autores

  • Roberta Barros da Fonseca Instituto Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n3.6807

Resumo

O objetivo desse breve trabalho é refletir sobre as hierarquizações e relações de poder no mundo e no contexto educacional crítico, usando a Semiolinguística e a leitura do quadrinho “Você deveria ter perguntado”, da escritora francesa Emma, como base de discussão para a construção de práticas de letramento crítico nas aulas de inglês. O trabalho propõe ir além da constatação da diversidade cultural e representações binárias na sociedade, problematizando as desigualdades e relações de poder no processo ensino-aprendizagem de línguas, trazendo os quadrinhos do livro Carga Mental e os imaginários socio discursivos para a reflexão sobre como a linguagem age e reage no mundo social na e pela tensão de conflitos. A discussão sobre o tema cria oportunidades para um posicionamento mais crítico, assim como agência e questionamento dos sistemas dominantes do mundo e da própria comunidade, usando a ferramenta Padlet para a expansão e discussão do tema. A experiência ocorreu em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio Integrado, engajando os alunos a se expressarem por meio das interações no mural digital colaborativo.

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Biografia do Autor

Roberta Barros da Fonseca, Instituto Federal de São Paulo

Doutoranda no Programa de Estudos de Linguagem. UFF (Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil).

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Publicado

2023-11-20

Como Citar

Fonseca, R. B. da. (2023). Leitura do quadrinho Você deveria ter perguntado usando a ferramenta Padlet para expandir a discussão: reflexões sobre a carga mental das mulheres na perspectiva do letramento crítico . LínguaTec, 8(3), 126–140. https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n3.6807

Edição

Seção

Narrativas de ensino