Leitura do quadrinho Você deveria ter perguntado usando a ferramenta Padlet para expandir a discussão: reflexões sobre a carga mental das mulheres na perspectiva do letramento crítico
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n3.6807Resumo
O objetivo desse breve trabalho é refletir sobre as hierarquizações e relações de poder no mundo e no contexto educacional crítico, usando a Semiolinguística e a leitura do quadrinho “Você deveria ter perguntado”, da escritora francesa Emma, como base de discussão para a construção de práticas de letramento crítico nas aulas de inglês. O trabalho propõe ir além da constatação da diversidade cultural e representações binárias na sociedade, problematizando as desigualdades e relações de poder no processo ensino-aprendizagem de línguas, trazendo os quadrinhos do livro Carga Mental e os imaginários socio discursivos para a reflexão sobre como a linguagem age e reage no mundo social na e pela tensão de conflitos. A discussão sobre o tema cria oportunidades para um posicionamento mais crítico, assim como agência e questionamento dos sistemas dominantes do mundo e da própria comunidade, usando a ferramenta Padlet para a expansão e discussão do tema. A experiência ocorreu em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio Integrado, engajando os alunos a se expressarem por meio das interações no mural digital colaborativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Roberta Barros da Fonseca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).