Curricularização da Extensão na prática: a experiência no Curso de Licenciatura em Letras do IFRS - Campus Bento Gonçalves
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n3.6804Resumo
O presente relato de experiência objetiva descrever as ações de extensão desenvolvidas na disciplina de Estágio Supervisionado - Projetos de Extensão, do quinto semestre do Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves. Os licenciandos foram introduzidos na prática extensionista por meio de duas ações: o Curso de Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados e a 8ª Semana de Língua e Literatura no Campus, realizadas ambas no primeiro semestre de 2023. São apresentados o percurso metodológico e os resultados dessas ações na comunidade atendida, bem como o impacto na formação acadêmica dos estudantes e futuros professores de Letras. O componente curricular iniciou de maneira teórica, com o estudo e a compreensão dos conceitos necessários para as ações a serem desenvolvidas e, posteriormente, focou na prática, com a elaboração dos materiais didático-pedagógicos para a realização das aulas, palestras e oficinas. A experiência vivenciada promoveu aprendizagens significativas para os licenciandos e beneficiou os públicos atendidos, cumprindo o papel da extensão universitária ao levar o conhecimento acadêmico para além do espaço da instituição de ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Inajara Batista Jaroszewski, Izabella Soares Linhares, Rafaela Rezzadori, Raquel Varnier, Carina Fior Postingher Balzan, Kleber Eckert
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).