Integrando aspectos linguísticos e literários: uma proposta para o ensino de inglês com poesia
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n2.6707Resumo
Este artigo investiga o ensino de leitura em língua estrangeira e o uso da literatura nesse contexto, com o objetivo de desenvolver abordagens que integrem aspectos linguísticos e literários. A revisão bibliográfica realizada mostra que o uso da literatura condiz com os princípios já estabelecidos para o ensino de leitura em língua inglesa. As propostas pedagógicas analisadas mostram um trabalho pertinente com o texto literário e seus aspectos culturais, mas o estudo de itens linguísticos necessários para a compreensão do texto muitas vezes é deixado de lado ou aparece de forma indireta. A pesquisa conclui que é necessário desenvolver subsídios para o ensino de inglês com literatura, a fim de que os alunos explorem os textos de forma mais ativa e proficiente, considerando a realidade da prática docente e as barreiras ainda existentes para o uso da literatura nesse contexto. Ao final, é fornecido um exemplo prático de planejamento didático com atividades destinadas a uma turma do terceiro ano do ensino médio, a fim de demonstrar como essa pesquisa pode contribuir para o ensino de língua inglesa com textos literários.
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