Integrando aspectos linguísticos e literários: uma proposta para o ensino de inglês com poesia
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n2.6707Resumo
Este artigo investiga o ensino de leitura em língua estrangeira e o uso da literatura nesse contexto, com o objetivo de desenvolver abordagens que integrem aspectos linguísticos e literários. A revisão bibliográfica realizada mostra que o uso da literatura condiz com os princípios já estabelecidos para o ensino de leitura em língua inglesa. As propostas pedagógicas analisadas mostram um trabalho pertinente com o texto literário e seus aspectos culturais, mas o estudo de itens linguísticos necessários para a compreensão do texto muitas vezes é deixado de lado ou aparece de forma indireta. A pesquisa conclui que é necessário desenvolver subsídios para o ensino de inglês com literatura, a fim de que os alunos explorem os textos de forma mais ativa e proficiente, considerando a realidade da prática docente e as barreiras ainda existentes para o uso da literatura nesse contexto. Ao final, é fornecido um exemplo prático de planejamento didático com atividades destinadas a uma turma do terceiro ano do ensino médio, a fim de demonstrar como essa pesquisa pode contribuir para o ensino de língua inglesa com textos literários.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mateus da Rosa Pereira, Diogo Chaves Cardoso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).