Integrando aspectos linguísticos e literários: uma proposta para o ensino de inglês com poesia

Autores

  • Mateus da Rosa Pereira IFRS - Campus Osório
  • Diogo Chaves Cardoso IFRS - Campus Osório

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n2.6707

Resumo

Este artigo investiga o ensino de leitura em língua estrangeira e o uso da literatura nesse contexto, com o objetivo de desenvolver abordagens que integrem aspectos linguísticos e literários. A revisão bibliográfica realizada mostra que o uso da literatura condiz com os princípios já estabelecidos para o ensino de leitura em língua inglesa. As propostas pedagógicas analisadas mostram um trabalho pertinente com o texto literário e seus aspectos culturais, mas o estudo de itens linguísticos necessários para a compreensão do texto muitas vezes é deixado de lado ou aparece de forma indireta. A pesquisa conclui que é necessário desenvolver subsídios para o ensino de inglês com literatura, a fim de que os alunos explorem os textos de forma mais ativa e proficiente, considerando a realidade da prática docente e as barreiras ainda existentes para o uso da literatura nesse contexto. Ao final, é fornecido um exemplo prático de planejamento didático com atividades destinadas a uma turma do terceiro ano do ensino médio, a fim de demonstrar como essa pesquisa pode contribuir para o ensino de língua inglesa com textos literários.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mateus da Rosa Pereira, IFRS - Campus Osório

    Professor de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Literaturas correspondentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), no Campus Osório, possui graduação em Letras Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas Correspondentes pela Universidade Federal do Rio Grande (2001), mestrado em Letras Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutorado em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Possui experiência como professor de língua inglesa e literaturas correspondentes, tradutor e intérprete de inglês. Seus tópicos de pesquisa incluem o ensino e a aprendizagem de língua inglesa e os estudos comparados entre literatura e cinema. Atualmente, trabalha no IFRS/Campus Osório como Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, na área de Letras.

  • Diogo Chaves Cardoso, IFRS - Campus Osório

    Licenciando em Letras Português/Inglês. IFRS. Osório. RS, Brasil. 

Downloads

Publicado

2023-08-10

Edição

Seção

Número Especial - Letras IFRS

Como Citar

Integrando aspectos linguísticos e literários: uma proposta para o ensino de inglês com poesia. (2023). LínguaTec, 8(2), 193-213. https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n2.6707