Formação de professores: reconfiguração das práticas educativas com vistas à inovação
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n2.6704Resumo
A presente pesquisa objetivou analisar a percepção dos egressos do curso de Letras de uma instituição de ensino da rede federal sobre a formação docente e sobre as repercussões do curso frente às possibilidades de reconfigurar práticas educativas com vistas à inovação. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e faz uso da triangulação de dados oriundos de: um questionário (realizado com dezoito egressos do curso), entrevistas individuais e semiestruturadas (com oito egressas selecionadas nesse universo) e dados do Grupo Focal (também com as oito egressas selecionadas). Os dados levantados foram analisados a partir de princípios da Análise de Conteúdo. A análise teve como base a tríade dos estudos teóricos sobre a formação de professores, os estudos curriculares e, de forma articulada a eles, os aportes teóricos sobre a inovação. O referencial teórico utilizado nas reflexões tem como base autores como: Charlot (2013), Nóvoa (2017, 2019), Tardif (2002), J. A. Pacheco (2014), Cunha (1998, 2006) e Carbonell (2002, 2017). A pesquisa viabilizou identificar que o curso de Letras possibilitou a construção do conhecimento profissional docente através de uma perspectiva emancipatória que mobilizou reconfigurações nas práticas educativas dos egressos em direção à inovação. Essas reconfigurações estão articuladas à trajetória formativa dialógica e reflexiva embasada em conhecimentos profissionais docentes construídos mediante a relação entre a teoria e a prática. A pesquisa evidenciou que essa trajetória formativa se mostrou engendrada às experiências vivenciadas em práticas educativas inovadoras desenvolvidas no curso de Letras que romperam com a forma tradicional de ensinar e aprender, possibilitaram a reconfiguração dos saberes e a reorganização da relação teoria e prática.
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