Não há longe nem distância: O Ensino do Português no #EstudoEmCasa (2020-2022)

Autores

  • Alexandre Dias Pinto Centro de Linguística da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6669

Resumo

O projeto educativo #EstudoEmCasa foi criado pelo Ministério da Educação de Portugal com o propósito inicial de apoiar os alunos com menos recursos a ultrapassar os obstáculos que se levantaram ao prosseguimento das aprendizagens na fase em que a pandemia COVID-19 obrigou à suspensão das aulas nas escolas portuguesas. No presente texto, caracterizo o projeto #EstudoEmCasa e analiso, nos traços essenciais, a abordagem seguida no ensino-aprendizagem do Português (língua materna) e do Português Língua Não Materna. Examino também as transformações da modalidade de ensino que se operaram da primeira fase do projeto (2020-2021) para uma segunda fase, que se iniciou em setembro de 2021. Em ambas as fases, foi posto em prática um modelo didático de ensino a distância que se centra na criação de recursos didáticos que podem ser utilizados quer pelos alunos, quer por docentes, quer ainda pelas famílias, de modo a fomentar o trabalho autônomo de quem aprende (WHITE, 2003; HOLMBERG, 2005). Dou também conta, neste artigo, do modo como se trabalham os conteúdos da Educação Literária e dos demais domínios do Português e como se promove a abordagem comunicativa no Português Língua Não Materna (RICHARDS, 2006) a partir de ferramentas de ensino digitais e multimídia.

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Biografia do Autor

  • Alexandre Dias Pinto, Centro de Linguística da Universidade de Lisboa

    Doutor em Crítica Textual. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.  

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Publicado

2023-06-20

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

Não há longe nem distância: O Ensino do Português no #EstudoEmCasa (2020-2022). (2023). LínguaTec, 8(1), 143-160. https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6669