Não há longe nem distância: O Ensino do Português no #EstudoEmCasa (2020-2022)
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6669Resumo
O projeto educativo #EstudoEmCasa foi criado pelo Ministério da Educação de Portugal com o propósito inicial de apoiar os alunos com menos recursos a ultrapassar os obstáculos que se levantaram ao prosseguimento das aprendizagens na fase em que a pandemia COVID-19 obrigou à suspensão das aulas nas escolas portuguesas. No presente texto, caracterizo o projeto #EstudoEmCasa e analiso, nos traços essenciais, a abordagem seguida no ensino-aprendizagem do Português (língua materna) e do Português Língua Não Materna. Examino também as transformações da modalidade de ensino que se operaram da primeira fase do projeto (2020-2021) para uma segunda fase, que se iniciou em setembro de 2021. Em ambas as fases, foi posto em prática um modelo didático de ensino a distância que se centra na criação de recursos didáticos que podem ser utilizados quer pelos alunos, quer por docentes, quer ainda pelas famílias, de modo a fomentar o trabalho autônomo de quem aprende (WHITE, 2003; HOLMBERG, 2005). Dou também conta, neste artigo, do modo como se trabalham os conteúdos da Educação Literária e dos demais domínios do Português e como se promove a abordagem comunicativa no Português Língua Não Materna (RICHARDS, 2006) a partir de ferramentas de ensino digitais e multimídia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alexandre Dias Pinto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).