Entre o espaço doméstico e o espaço social: uma leitura do romance A Vida Invisível de Eurídice Gusmão (2016), de Martha Batalha
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n2.6627Resumo
O romance A Vida Invisível de Eurídice Gusmão (2016), de Martha Batalha, aborda, entre outras questões, as respectivas limitações sociais impostas nas relações de gênero, principalmente mediante as dinâmicas domésticas entre a protagonista da narrativa, Eurídice, e seu marido Antenor. Ao enfatizar os ambientes pelos quais circulam as personagens, o livro evidencia o simbolismo do espaço da narrativa como potencializador das possibilidades e obstáculos socialmente impostos a homens e a mulheres, seja em locais públicos, como escritórios, ou privados, como a cozinha. Dentro dessas ambientações públicas e privadas, observa-se, também, a gradação de espaços menores, como gavetas, igualmente representativas de outras características psicológicas das personagens. Gaston Bachelard, em A Poética do Espaço (1978), argumenta que a ambientação literária apresenta diferentes matizes de personalidade e de metáfora na literatura. A permissão ou restrição de frequentar determinados espaços em razão do gênero corrobora as preocupações, apontadas por Simone de Beauvoir em O Segundo Sexo (1980), de que a sociedade permite ao homem transitar por entre distintos lugares, enquanto à mulher cabem lugares restritos e predeterminados, numa atribuição social de irrelevância e invisibilidade. Por meio de uma leitura sobre gênero e espaço no romance analisado, este trabalho busca estudar a relação entre os diversos espaços ocupados pelas diferentes personagens da obra e o simbolismo que esses espaços representam.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Dudlei Floriano de Oliveira, Alfeu Sparemberger
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).