Imersão internacional acadêmica e cultural de alunos do IFNMG: Relatos de uma experiência em meio à pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6618Resumo
O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) tem suas práticas pautadas em quatro pilares: ensino, pesquisa, extensão e internacionalização. É a partir deles que a instituição busca parceiros internacionais, e de uma dessas parcerias surge a oportunidade de enviar doze alunos do IFNMG para uma imersão acadêmica e cultural em Portugal, no Instituto Politécnico de Portalegre (IPP). O presente trabalho traz o relato dessa experiência, que ocorreu em março de 2020, momento em que a pandemia de COVID-19 explodiu, e objetiva refletir sobre as competências acadêmica e intercultural que podem surgir a partir da imersão internacional. Assim, é possível perceber que o projeto leva os alunos a terem maior autonomia, ao mesmo tempo em que colaboram entre si; que eles desenvolvem maior autopercepção; que a multiculturalidade aumenta; e que a exposição acadêmica aumenta não só as habilidades dos alunos, mas também sua visão crítica da educação a que têm acesso.
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Copyright (c) 2023 Roberta Silva Santos, Beatriz Gontijo Campos
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