As cartas de Clarice em Nápoles: um estudo sobre mensagens de uma voz distante

Autores

  • Fabíola Pelissoli Ferri Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0003-3522-6344
  • Luciana Delgado da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n2.6578

Resumo

A escrita epistolar consagra a literatura ao ser perpetuada por textos que viajam pelo mundo inteiro, sobretudo em períodos conturbados da sociedade, seja ela antiga ou atual, e que possuem como conteúdo aquilo que a distância até então não permitia esclarecer. Clarice Lispector utiliza as cartas para se comunicar com seus amigos e, principalmente, refletir sobre suas leituras. Com o objetivo de compreender mais sobre a relação das leituras com a escrita de Clarice, selecionamos como objeto de estudo quatro cartas da autora presentes em Todas as Cartas (2019) e datadas em um período de dois anos. As referidas cartas foram compiladas a partir de seus conteúdos e tinham o mesmo destinatário e nelas estavam registradas as leituras de obras escritas sobre e por mulheres que Clarice foi adquirindo durante sua estada em Nápoles. Como embasamento teórico, utilizam-se a teoria Feminista da Literatura, a partir dos postulados de Simone de Beauvoir, Virginia Woolf e Mary Wollstonecraft, e a teoria Psicanalítica, observando principalmente o símbolo, conforme Ruth Silviano Brandão e C. G. Young. O texto organiza-se em duas partes: a primeira destinada a apresentar a ida de Clarice a Nápoles, bem como sua breve experiência por lá; a segunda destinada às descrições das leituras realizadas, discutindo a forma como se relacionam à vida e obra da autora. Os resultados obtidos revelam uma Clarice que sofreu com a partida de seu país e que usou a literatura de mulheres como veículo para aproximar-se de si mesma e de outras pessoas consigo mesma.

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Biografia do Autor

Fabíola Pelissoli Ferri, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Graduanda em Letras Português/Inglês pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - campus Osório.

Luciana Delgado da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório

Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Espanhola no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório, com experiência de 22 anos como docente. Mestra em Teoria da Literatura pela PUCRS, atualmente doutoranda da mesma área por esta instituição. Tenho especialização em Língua Espanhola (PUCRS) e graduação em Licenciatura em Letras - Português, Espanhol e suas respectivas literaturas pela UFRGS. 

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Publicado

2023-08-10

Como Citar

Pelissoli Ferri, F., & Delgado da Silva, L. (2023). As cartas de Clarice em Nápoles: um estudo sobre mensagens de uma voz distante. LínguaTec, 8(2), 24–39. https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n2.6578

Edição

Seção

Número Especial - Letras IFRS