Namíbia, não! - Uma proposta de letramento literário nos anos finais do fundamental

Autores

  • Humbelina Santos da Silva Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6577

Resumo

Este artigo discorre sobre uma experiência de leitura literária nos anos finais do Ensino Fundamental. Constitui um recorte do Memorial de Formação Rotas literárias: o que ensinar nas aulas de literatura no ensino fundamental?, apresentado ao Mestrado Profissional em Letras, na Universidade Federal da Bahia, que propôs uma discussão sobre o letramento literário na Educação Básica, a partir da construção de uma ação pedagógica desenvolvida com estudantes do 9º ano de uma instituição pública de Salvador. A proposta centrou-se na leitura do texto ficcional Namíbia, não!, do dramaturgo e ator baiano Aldri Anunciação, em sala de aula e na produção coletiva de sentidos, proporcionando um diálogo sobre identidade étnico-racial e uma reflexão sobre o racismo.  Os resultados alcançados abalizam que a leitura de textos de gêneros literários diversos em sala de aula, seguida de discussões em rodas de conversa, é uma alternativa para a formação do leitor literário no espaço escolar, promovendo também a valorização da voz do estudante, a construção da autonomia, a interação e a criatividade, favorecendo uma leitura crítica do texto, de si, do outro e do mundo que nos rodeia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Humbelina Santos da Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutoranda em Estudos de Linguagens/ Leitura, Literatura e Cultura. UNEB (Universidade do Estado da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil).

Downloads

Publicado

2023-06-20

Como Citar

da Silva, H. S. (2023). Namíbia, não! - Uma proposta de letramento literário nos anos finais do fundamental. LínguaTec, 8(1), 187–204. https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6577

Edição

Seção

Narrativas de ensino