Namíbia, não! - Uma proposta de letramento literário nos anos finais do fundamental
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n1.6577Resumo
Este artigo discorre sobre uma experiência de leitura literária nos anos finais do Ensino Fundamental. Constitui um recorte do Memorial de Formação Rotas literárias: o que ensinar nas aulas de literatura no ensino fundamental?, apresentado ao Mestrado Profissional em Letras, na Universidade Federal da Bahia, que propôs uma discussão sobre o letramento literário na Educação Básica, a partir da construção de uma ação pedagógica desenvolvida com estudantes do 9º ano de uma instituição pública de Salvador. A proposta centrou-se na leitura do texto ficcional Namíbia, não!, do dramaturgo e ator baiano Aldri Anunciação, em sala de aula e na produção coletiva de sentidos, proporcionando um diálogo sobre identidade étnico-racial e uma reflexão sobre o racismo. Os resultados alcançados abalizam que a leitura de textos de gêneros literários diversos em sala de aula, seguida de discussões em rodas de conversa, é uma alternativa para a formação do leitor literário no espaço escolar, promovendo também a valorização da voz do estudante, a construção da autonomia, a interação e a criatividade, favorecendo uma leitura crítica do texto, de si, do outro e do mundo que nos rodeia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Humbelina Santos da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).