Metodologias Ativas e ensino de Língua Portuguesa: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v8.n2.6529Resumo
Esta pesquisa focalizou a temática das metodologias ativas (MAs) e sua aplicação em aulas de Língua Portuguesa (LP). Teve por objetivo central identificar, a partir de uma revisão de literatura, com pesquisa em artigos de periódicos on-line, aspectos teóricos e práticos sobre as MAs, analisando suas possíveis contribuições ao ensino de LP. Quanto à metodologia deste estudo, desenvolveu-se uma pesquisa de revisão sistemática de literatura, consoante Galvão e Pereira (2014, p. 183), com um levantamento quali-quantitativo de publicações, que foram tabeladas, sintetizadas, analisadas entre si. Para isso, foram confrontados, entre outros, objetivos, contexto, metodologias e resultados de cada estudo. O corpus foi formado por textos selecionados em periódicos identificados com avaliação Qualis-Capes A1 até B3, do quadriênio 2013-2016, disponíveis na plataforma Sucupira, além da Revista LínguaTec, com avaliação B4. Esta pesquisa justifica-se principalmente porque a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), instrumento orientador da educação nacional, reconhece o aluno como protagonista do seu aprendizado, de forma crítica, reflexiva e autônoma. Embora não cite as MAs como prática pedagógica mais indicada a favorecer esse processo, as concepções da BNCC estão diretamente relacionadas a essa forma de ensinar. Pesquisas como as de Moran (2018), Valente (2018) e Pinheiro et al. (2021), conceituam e apresentam as MAs com diversas possibilidades de aplicação, análises e resultados em sala de aula. Contudo, conforme o último estudo, análises relacionando as MAs à LP são escassas. Portanto, ao analisar os 24 estudos selecionados, esta pesquisa busca amenizar uma lacuna existente, contribuindo para o ensino e a aprendizagem na área. Considerando o sucesso das MAs em todas as práticas e os aspectos positivos elencados nos estudos teóricos e bibliográficos, sem ignorar os desafios - como por exemplo a falta de infraestrutura nas escolas, urge a necessidade de tornar as MAs um tema recorrente em formações iniciais e continuadas de docentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Samuel Ânderson Gebing, Cristina Bohn Citolin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).