Do ambiente real ao ambiente virtual de aprendizagem: dois mundos mediados pelos Multiletramentos e conectados pela Pedagogia de Projetos
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6330Resumo
A produção de material didático digital implica a criação de ambientes de aprendizagem pelo design, o que significa criar ambientes que atendam à multimodalidade do ambiente virtual, visando elucidar os conceitos e práticas acerca dos multiletramentos (KALANTZIS e COPE, 2010; KALANTZIS et al., 2020; REIS, 2020). Dentro desse panorama, apresentamos uma proposta de Curso de Formação Continuada em Aprendizagem por meio de Projetos, um curso na modalidade a distância, que se alinha aos conceitos de produção de material didático digital desenvolvidos nas pesquisas de REIS (2020) e GOMES & REIS (2020) sobre design de curso online. Buscamos discutir aqui em que medida a Pedagogia de Projetos se alinha aos processos de multiletramentos e como tal pedagogia pode contribuir com as práticas de ensino e aprendizagem em diferentes contextos. Apresentamos, para isso, o design do nosso curso bem como seus módulos e como esses se alinham aos processos de conhecimento: experienciar, conceitualizar, analisar e aplicar abordados na teoria dos Multiletramentos proposta por Cope e Kalantzis (2015, 2010, 2017, 2020).
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Copyright (c) 2022 Gislaine Vilas Boas, Andréia Luísa Schirmer, Suelen Barbosa
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