Do ambiente real ao ambiente virtual de aprendizagem: dois mundos mediados pelos Multiletramentos e conectados pela Pedagogia de Projetos

Autores

  • Gislaine Vilas Boas Universidade Federal de Santa Maria
  • Andréia Luísa Schirmer Universidade Federal de Santa Maria
  • Suelen Barbosa Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6330

Resumo

A produção de material didático digital implica a criação de ambientes de aprendizagem pelo design, o que significa criar ambientes que atendam à multimodalidade do ambiente virtual, visando elucidar os conceitos e práticas acerca dos multiletramentos (KALANTZIS e COPE, 2010; KALANTZIS et al., 2020; REIS, 2020). Dentro desse panorama, apresentamos uma proposta de Curso de Formação Continuada em Aprendizagem por meio de Projetos, um curso na modalidade a distância, que se alinha aos conceitos de produção de material didático digital desenvolvidos nas pesquisas de REIS (2020) e GOMES & REIS (2020) sobre design de curso online. Buscamos discutir aqui em que medida a Pedagogia de Projetos se alinha aos processos de multiletramentos e como tal pedagogia pode contribuir com as práticas de ensino e aprendizagem em diferentes contextos. Apresentamos, para isso, o design do nosso curso bem como seus módulos e como esses se alinham aos processos de conhecimento: experienciar, conceitualizar, analisar e aplicar abordados na teoria dos Multiletramentos proposta por Cope e Kalantzis (2015, 2010, 2017, 2020).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislaine Vilas Boas, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil).

Andréia Luísa Schirmer, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Letras licenciatura Plena Português/Inglês, pela Universidade de Santa Cruz do Sul, RS. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. 

Suelen Barbosa, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto uruguai e das Missões URI Santiago. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria. 

Downloads

Publicado

2022-11-20

Como Citar

Vilas Boas, G., Schirmer, A. L., & Barbosa, S. (2022). Do ambiente real ao ambiente virtual de aprendizagem: dois mundos mediados pelos Multiletramentos e conectados pela Pedagogia de Projetos. LínguaTec, 7(2), 153–166. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6330

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos