Do ambiente real ao ambiente virtual de aprendizagem: dois mundos mediados pelos Multiletramentos e conectados pela Pedagogia de Projetos
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6330Resumo
A produção de material didático digital implica a criação de ambientes de aprendizagem pelo design, o que significa criar ambientes que atendam à multimodalidade do ambiente virtual, visando elucidar os conceitos e práticas acerca dos multiletramentos (KALANTZIS e COPE, 2010; KALANTZIS et al., 2020; REIS, 2020). Dentro desse panorama, apresentamos uma proposta de Curso de Formação Continuada em Aprendizagem por meio de Projetos, um curso na modalidade a distância, que se alinha aos conceitos de produção de material didático digital desenvolvidos nas pesquisas de REIS (2020) e GOMES & REIS (2020) sobre design de curso online. Buscamos discutir aqui em que medida a Pedagogia de Projetos se alinha aos processos de multiletramentos e como tal pedagogia pode contribuir com as práticas de ensino e aprendizagem em diferentes contextos. Apresentamos, para isso, o design do nosso curso bem como seus módulos e como esses se alinham aos processos de conhecimento: experienciar, conceitualizar, analisar e aplicar abordados na teoria dos Multiletramentos proposta por Cope e Kalantzis (2015, 2010, 2017, 2020).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gislaine Vilas Boas, Andréia Luísa Schirmer, Suelen Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).