Tecnologias digitais e (re)contextualizações de práticas de letramento em situação de ensino remoto emergencial
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6327Resumo
Este trabalho enseja analisar sentidos atribuídos por docentes e discentes ao uso de tecnologias digitais em experiências com produção e correção de textos realizadas em um curso de Letras: Língua Portuguesa, em situação emergencial de ensino remoto. Além disso, busca evidenciar, diante dessas experiências, as (re)contextualizações pelas quais passaram as práticas de letramento significadas por tais participantes da pesquisa. Para isso, considera contribuições de pesquisas do campo educacional (COSCARELLI, 2020; DEWEY, 1979; FISCHER, 2020; KENSKI, 2015a, 2015b; LARROSA, 2020 [2014], dentre outros). Realiza-se a partir de uma pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2011), no âmbito da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1996, 2006, 2009). Os resultados apresentados destacam a presença de escrita colaborativa, o uso de plataformas digitais, estratégias pedagógicas diversas e relações com a correção de textos on-line como significativas para os participantes diante da manutenção do processo educacional na situação emergencial de ensino remoto a partir do uso de tecnologias digitais. Realça-se o engajamento para a proposição e realização das atividades de produção de textos, na contemplação de ações que possibilitassem significados de acordo com o contexto institucional, mas também com o momento sócio-histórico vivenciado e com as demandas da formação acadêmica objetivada. Por consequência, este trabalho torna-se relevante por registrar a memória de um momento único para o contexto educacional.
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