Tecnologias digitais e (re)contextualizações de práticas de letramento em situação de ensino remoto emergencial

Autores

  • Roberto Barbosa Costa Filho Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Elizabeth Maria da Silva Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6327

Resumo

Este trabalho enseja analisar sentidos atribuídos por docentes e discentes ao uso de tecnologias digitais em experiências com produção e correção de textos realizadas em um curso de Letras: Língua Portuguesa, em situação emergencial de ensino remoto. Além disso, busca evidenciar, diante dessas experiências, as (re)contextualizações pelas quais passaram as práticas de letramento significadas por tais participantes da pesquisa. Para isso, considera contribuições de pesquisas do campo educacional (COSCARELLI, 2020; DEWEY, 1979; FISCHER, 2020; KENSKI, 2015a, 2015b; LARROSA, 2020 [2014], dentre outros). Realiza-se a partir de uma pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2011), no âmbito da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1996, 2006, 2009). Os resultados apresentados destacam a presença de escrita colaborativa, o uso de plataformas digitais, estratégias pedagógicas diversas e relações com a correção de textos on-line como significativas para os participantes diante da manutenção do processo educacional na situação emergencial de ensino remoto a partir do uso de tecnologias digitais. Realça-se o engajamento para a proposição e realização das atividades de produção de textos, na contemplação de ações que possibilitassem significados de acordo com o contexto institucional, mas também com o momento sócio-histórico vivenciado e com as demandas da formação acadêmica objetivada. Por consequência, este trabalho torna-se relevante por registrar a memória de um momento único para o contexto educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Barbosa Costa Filho, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Mestre em Linguagem e Ensino. Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Elizabeth Maria da Silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Possui graduação em Letras (habilitação em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mestrado em Linguagem e Ensino pela UFCG e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora nível adjunto IV da UFCG, onde atua tanto na graduação, quanto na pós-graduação, e membro do Grupo de Pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino, na linha de pesquisa Ensino de Línguas e Formação Docente. É uma das idealizadoras do Laboratório de Leitura e Escrita de Textos Acadêmicos (LETA), na UFCG. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, desenvolvendo pesquisas principalmente sobre os seguintes temas: práticas de leitura e escrita em contextos acadêmicos, letramentos acadêmicos, abordagens de ensino de escrita acadêmica, gêneros acadêmicos escritos.

Downloads

Publicado

2022-11-20

Como Citar

Costa Filho, R. B., & Silva, E. M. da. (2022). Tecnologias digitais e (re)contextualizações de práticas de letramento em situação de ensino remoto emergencial. LínguaTec, 7(2), 134–152. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6327

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos