Educação Linguística e Letramento Digital no contexto pandêmico: um estudo de caso com os/as discentes do curso de Letras da UEG/UNU Posse-Goiás

Autores

  • Rosiane Aparecida Soares Ribeiro Universidade Estadual de Goiás https://orcid.org/0000-0002-4436-0855
  • Karyelly Moreira Universidade Estadual de Goiás
  • Kellita Do Carmo Araujo Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6291

Resumo

O presente artigo busca evidenciar os principais desafios e limitações no processo de ensino de línguas no contexto pandêmico, bem como analisar as percepções dos/das acadêmicos/as do curso de Letras-Português/Inglês e suas respectivas literaturas da Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária de Posse-GO sobre a importância do letramento digital na conjuntura. Como aparato teórico-metodológico, optou-se por um estudo de caso, fundamentando-se em autores que tratam da aplicabilidade do letramento digital no contexto pandêmico, no intuito de promover reflexões sobre a importância do letramento digital. Para a construção do referencial teórico, respaldou-se em Bagno e Rangel (2005), Denzin, Lincoln e Giardina (2006), Dias (2014), Gusmão (2016), Velloso (2021), entre outros estudiosos. Os resultados permitiram comprovar a importância do letramento digital no contexto pandêmico. Ademais, as reflexões propostas contribuem para a construção de sentidos em contextos de ressignificações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosiane Aparecida Soares Ribeiro, Universidade Estadual de Goiás

Graduanda em Letras- Português/Inglês na Universidade Estadual de Goiás- Unidade Universitária de Posse

Karyelly Moreira, Universidade Estadual de Goiás

Mestra em Educação , Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás- Anapólis. Possui uma complementação em Pedagogia e Especialização em pscicopedagogia pelo Instituto Maximus. Especialista em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa e Literatura pela Uniasselvi- Centro de Ensino Leonardo da Vinci e em Metodologia de Ensino da Língua Inglesa pela FAVENI- Faculdade Venda Nova do Imigrante. Graduada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2018). É integrante do Grupo de Estudos em Perspectivas Críticas na Educação Linguística, Letramentos e Discursos (INTEGRA/UEG). Possui experiência do nível da Educação Básica ao nível de Ensino Superior e atua como professora substituta na UEG- UnU Posse-Unidade Universitária de Posse-GO e na Unidade Escolar Colégio Estadual Vicente José Valente.

Kellita Do Carmo Araujo, Universidade Estadual de Goiás

Discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias PPG-IELT (UEG - UnCSEH). Possui especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa, e em Psicopedagogia pela FAVENI- Faculdade Venda Nova do Imigrante. É graduada em Letras-Português e Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2019). É integrante do Grupo de Estudos em Perspectivas Críticas em Educação Linguística e Letramentos (INTEGRA/UEG). Possui experiência na Educação Básica na área de Letras-Português e Inglês. Atuou como professora substituta do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituo Federal Goiano Campus Posse-GO.

Downloads

Publicado

2022-11-20

Como Citar

Soares Ribeiro, R. . A., Moreira, K., & Do Carmo Araujo, K. (2022). Educação Linguística e Letramento Digital no contexto pandêmico: um estudo de caso com os/as discentes do curso de Letras da UEG/UNU Posse-Goiás. LínguaTec, 7(2), 119–133. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6291

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos