Multiletramentos na aula de língua estrangeira: a produção de minidocumentários por alunos de língua inglesa do Ensino Médio

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DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6284

Resumo

O manifesto da pedagogia dos multiletramentos (1996) foi publicado na década de 1990, nos Estados Unidos, influenciando, desde então, estudos, pesquisas e práticas em sala de aula (ROJO & MOURA, 2012; COSTA, 2016; PINHEIRO, 2016, 2021; TILIO, 2021). A pedagogia proposta pelo/no manifesto gira em torno do conceito de design – e seus correlatos designing e redesigned – na construção de significados e do “como” de uma prática pedagógica em quatro etapas: prática situada, instrução explícita, enquadramento crítico e prática transformada (CAZDEN et al., 2021; GRUPO NOVA LONDRES, 2021). Sendo assim, nosso objetivo aqui foi analisar qualitativamente (GIL, 2016; PAIVA, 2019), à luz da pedagogia dos multiletramentos, a produção de minidocumentários por 30 alunos do 3° ano do Ensino Médio, a partir de uma aula de língua inglesa que resultou num corpus de análise constituído por 6 minidocumentários. Os resultados mostraram que os alunos foram capazes de trabalhar a partir do conceito de design – e seus correlatos – por meio das quatro etapas propostas pelo/no manifesto, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico.

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Biografia do Autor

  • Ricardo Tavares Martins, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

    Mestre em Letras. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Serra Talhada-PE, Brasil.

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Publicado

2022-11-20

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos

Como Citar

Multiletramentos na aula de língua estrangeira: a produção de minidocumentários por alunos de língua inglesa do Ensino Médio. (2022). LínguaTec, 7(2), 71-82. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6284