Leitura e escrita em tempos de pandemia: uma proposta por meio do gênero relato de viagem e de experiência vivida com alunos de comunidade ribeirinha

Autores

  • Hanna Line Silva de Lima Escola Estadual Alberto Santos Dumont - Santana/Amapá
  • Tamara Cristina Penha da Costa Universidade do Estado do Pará https://orcid.org/0000-0002-1711-3912
  • Vitório Gonçalves da Silva Escola municipal de ensino fundamental Nova União, São Domingos/PA; Escola municipal de ensino fundamental Progresso, Mãe do Rio/PA.

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6240

Resumo

Trabalhar o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita no contexto de pandemia tem sido um desafio para o professor. O relato de experiência é resultado de um projeto de leitura e de escrita, o qual fez parte da disciplina de mestrado “Ensinoaprendizagem da leitura e da escrita”. A proposta foi aplicada a alunos do 6º ano do ensino fundamental maior, turmas: “A” e “B”, de uma escola pública de uma comunidade ribeirinha, em Santana/Amapá. A aplicação se deu em aulas online, devido à pandemia da covid-19. O gênero escolhido foi relato de viagem e de experiência vivida, a partir do texto Os Piratas Existem! De Heloísa Schümann. O objetivo da proposta foi estabelecer relações/aproximações entre o gênero e a realidade vivenciada pelos alunos ribeirinhos, a partir do trabalho com a leitura e a escrita, com auxílio do aplicativo WhatsApp. A aplicação do projeto sofreu alterações ao retorno das aulas presenciais. Observou-se o engajamento dos alunos com a leitura e a curiosidade pela história e pelos personagens, despertando sua criatividade e resgatando memórias de vida. As produções desenvolvidas pelos alunos mostram que, apesar de não dominarem alguns recursos linguísticos, conseguem narrar histórias a partir de suas experiências.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Hanna Line Silva de Lima, Escola Estadual Alberto Santos Dumont - Santana/Amapá

    Possui graduação em Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Literaturas pela Universidade Federal do Amapá (2013).Tem experiência na área de Letras, atuando no Ensino de Língua Francesa na Educação Básica.

  • Tamara Cristina Penha da Costa, Universidade do Estado do Pará

    Formada em Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2017), campus VII. Participou como pesquisadora pelo Núcleo Acadêmico Estudantil - NAE, do Subprograma Bolsa Incentivo Acadêmico, no qual foram desenvolvidos projetos voltados para a produção de cadernos literários destinados para o Ensino Fundamental Maior. Possui premiações de excelência acadêmica nos respectivos anos: 2014, 2015, 2016 e 2017. Pós-graduada em Língua Portuguesa pela Faculdade de Tecnologia Antônio Propício Aguiar Franco - FAPAF (2019). Têm diversas participações em organizações de eventos acadêmicos, minicursos, palestras e apresentações com publicações de trabalhos científicos, tendo como principal área de atuação estudos linguísticos. Atuou como professora na rede pública de ensino - SEMED, em Santa Luzia do Pará, no período de 2018 a 2020, desenvolvendo projetos de leitura voltados para a alfabetização e letramento literário; incentivo à leitura na comunidade escolar. Participa como membro do grupo de pesquisa "Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão - LICTI", IFPA - Campus de Castanhal - Pará / Brasil. Atualmente, cursa as seguintes pós-graduações lato sensu: Ensino de Língua Portuguesa; Pesquisa Educacional: abordagens e métodos pela Universidade do Estado do Pará - UEPA; Gestão de Educação a Distância - Instituto Federal de Rondônia - IFRO.

  • Vitório Gonçalves da Silva, Escola municipal de ensino fundamental Nova União, São Domingos/PA; Escola municipal de ensino fundamental Progresso, Mãe do Rio/PA.

    Possui graduação em Letras - Português pela Universidade do Estado do Pará . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de Língua Portuguesa no ensino básico e superior. Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará - UFPA com experiência na área de Matemática Elementar no ensino básico e superior. Especialista em estudos linguísticos e análise literária - pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Professor efetivo da rede municipal de São Domingos do Capim - Pará. Professor efetivo da rede municipal de Mãe do Rio - Pará. Mestrando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Pará _ UFPA/PPGL

Downloads

Publicado

2022-11-20

Edição

Seção

Relatos de experiência

Como Citar

Leitura e escrita em tempos de pandemia: uma proposta por meio do gênero relato de viagem e de experiência vivida com alunos de comunidade ribeirinha. (2022). LínguaTec, 7(2), 178-194. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6240