Leitura e escrita em tempos de pandemia: uma proposta por meio do gênero relato de viagem e de experiência vivida com alunos de comunidade ribeirinha

Autores

  • Hanna Line Silva de Lima Escola Estadual Alberto Santos Dumont - Santana/Amapá
  • Tamara Cristina Penha da Costa Universidade do Estado do Pará https://orcid.org/0000-0002-1711-3912
  • Vitório Gonçalves da Silva Escola municipal de ensino fundamental Nova União, São Domingos/PA; Escola municipal de ensino fundamental Progresso, Mãe do Rio/PA.

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6240

Resumo

Trabalhar o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita no contexto de pandemia tem sido um desafio para o professor. O relato de experiência é resultado de um projeto de leitura e de escrita, o qual fez parte da disciplina de mestrado “Ensinoaprendizagem da leitura e da escrita”. A proposta foi aplicada a alunos do 6º ano do ensino fundamental maior, turmas: “A” e “B”, de uma escola pública de uma comunidade ribeirinha, em Santana/Amapá. A aplicação se deu em aulas online, devido à pandemia da covid-19. O gênero escolhido foi relato de viagem e de experiência vivida, a partir do texto Os Piratas Existem! De Heloísa Schümann. O objetivo da proposta foi estabelecer relações/aproximações entre o gênero e a realidade vivenciada pelos alunos ribeirinhos, a partir do trabalho com a leitura e a escrita, com auxílio do aplicativo WhatsApp. A aplicação do projeto sofreu alterações ao retorno das aulas presenciais. Observou-se o engajamento dos alunos com a leitura e a curiosidade pela história e pelos personagens, despertando sua criatividade e resgatando memórias de vida. As produções desenvolvidas pelos alunos mostram que, apesar de não dominarem alguns recursos linguísticos, conseguem narrar histórias a partir de suas experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hanna Line Silva de Lima, Escola Estadual Alberto Santos Dumont - Santana/Amapá

Possui graduação em Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Literaturas pela Universidade Federal do Amapá (2013).Tem experiência na área de Letras, atuando no Ensino de Língua Francesa na Educação Básica.

Tamara Cristina Penha da Costa, Universidade do Estado do Pará

Formada em Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2017), campus VII. Participou como pesquisadora pelo Núcleo Acadêmico Estudantil - NAE, do Subprograma Bolsa Incentivo Acadêmico, no qual foram desenvolvidos projetos voltados para a produção de cadernos literários destinados para o Ensino Fundamental Maior. Possui premiações de excelência acadêmica nos respectivos anos: 2014, 2015, 2016 e 2017. Pós-graduada em Língua Portuguesa pela Faculdade de Tecnologia Antônio Propício Aguiar Franco - FAPAF (2019). Têm diversas participações em organizações de eventos acadêmicos, minicursos, palestras e apresentações com publicações de trabalhos científicos, tendo como principal área de atuação estudos linguísticos. Atuou como professora na rede pública de ensino - SEMED, em Santa Luzia do Pará, no período de 2018 a 2020, desenvolvendo projetos de leitura voltados para a alfabetização e letramento literário; incentivo à leitura na comunidade escolar. Participa como membro do grupo de pesquisa "Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão - LICTI", IFPA - Campus de Castanhal - Pará / Brasil. Atualmente, cursa as seguintes pós-graduações lato sensu: Ensino de Língua Portuguesa; Pesquisa Educacional: abordagens e métodos pela Universidade do Estado do Pará - UEPA; Gestão de Educação a Distância - Instituto Federal de Rondônia - IFRO.

Vitório Gonçalves da Silva, Escola municipal de ensino fundamental Nova União, São Domingos/PA; Escola municipal de ensino fundamental Progresso, Mãe do Rio/PA.

Possui graduação em Letras - Português pela Universidade do Estado do Pará . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de Língua Portuguesa no ensino básico e superior. Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará - UFPA com experiência na área de Matemática Elementar no ensino básico e superior. Especialista em estudos linguísticos e análise literária - pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Professor efetivo da rede municipal de São Domingos do Capim - Pará. Professor efetivo da rede municipal de Mãe do Rio - Pará. Mestrando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Pará _ UFPA/PPGL

Downloads

Publicado

2022-11-20

Como Citar

Silva de Lima, H. L., Penha da Costa, T. C., & Gonçalves da Silva, V. (2022). Leitura e escrita em tempos de pandemia: uma proposta por meio do gênero relato de viagem e de experiência vivida com alunos de comunidade ribeirinha. LínguaTec, 7(2), 178–194. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6240

Edição

Seção

Relatos de experiência