Leitura e escrita em tempos de pandemia: uma proposta por meio do gênero relato de viagem e de experiência vivida com alunos de comunidade ribeirinha
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6240Resumo
Trabalhar o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita no contexto de pandemia tem sido um desafio para o professor. O relato de experiência é resultado de um projeto de leitura e de escrita, o qual fez parte da disciplina de mestrado “Ensinoaprendizagem da leitura e da escrita”. A proposta foi aplicada a alunos do 6º ano do ensino fundamental maior, turmas: “A” e “B”, de uma escola pública de uma comunidade ribeirinha, em Santana/Amapá. A aplicação se deu em aulas online, devido à pandemia da covid-19. O gênero escolhido foi relato de viagem e de experiência vivida, a partir do texto Os Piratas Existem! De Heloísa Schümann. O objetivo da proposta foi estabelecer relações/aproximações entre o gênero e a realidade vivenciada pelos alunos ribeirinhos, a partir do trabalho com a leitura e a escrita, com auxílio do aplicativo WhatsApp. A aplicação do projeto sofreu alterações ao retorno das aulas presenciais. Observou-se o engajamento dos alunos com a leitura e a curiosidade pela história e pelos personagens, despertando sua criatividade e resgatando memórias de vida. As produções desenvolvidas pelos alunos mostram que, apesar de não dominarem alguns recursos linguísticos, conseguem narrar histórias a partir de suas experiências.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Hanna Line Silva de Lima, Tamara Cristina Penha da Costa, Vitório Gonçalves da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).