Big Brother All Stars: uma experiência de escrita e leitura no curso superior em Tecnologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6213

Resumo

O presente texto é um relato de experiência de ensino de inglês para estudantes do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) em um Instituto Federal. O projeto chamado de Big Brother All Stars: Devs, Gamers and Analysts objetivou: integrar elementos do contexto cultural dos estudantes ao contexto acadêmico para promover a leitura e a escrita em inglês. Com base na ideia de contexto de Gee (2000), do viés crítico do inglês para fins específicos por Hyland (2006) e da proposta de delicate scaffolding de Wilson (2016), construiu-se um projeto de curta duração que incentivou: construção de textos curtos no gênero slice of life, associação multimodal do texto com imagem criada virtualmente e prática da leitura de textos produzidos pelos pares. Aproveitando a estrutura de competição de um reality show e como os sentidos expressos no programa buscam a empatia (ou não) dos espectadores, os estudantes criaram personagens fictícios da área de ADS unindo conhecimento linguístico de inglês com os efeitos culturais dos contextos dos estudantes. O resultado foi a produção de textos curtos, contendo orações complexas expressando efeitos alinhados com a preocupação da recepção textual pelos colegas e os conhecimentos contextuais compartilhados por eles/elas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Ernesto Silveira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Catu

Mestre em Estudos de Linguagem pela Uneb campus I. Graduado em Letras/Inglês pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) campus VI. É professor de Língua Inglesa do IF Baiano, campus Catu, e atua dos ensinos médio e superior.Leciona também Alfabetização Científica no curso de especializaçãoem Educação Científica e Popularização das Ciências no IF Baiano, campus Catu, e faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação Científica (Gpec). Possui trabalhos científicos na área de Formação de Professores de Inglês e no incentivo a Iniciação Científica em estudos de Línguas Estrangeiras. A maioria de seus trabalhos se fundamenta nos referenciais da Linguística Aplicada, mas também permeiam a Linguística de Corpus e o Letramento Científico. Em 2020 tem se interessado no Letramento Visual em textos multimodais da cultura contemporânea como animes, videogames, filmes e imagens visuais. Atualmente é estudante do Doutorado em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras pela Universidade Federal de Sergipe.

Downloads

Publicado

2022-11-20

Como Citar

Silveira Silva, V. E. (2022). Big Brother All Stars: uma experiência de escrita e leitura no curso superior em Tecnologia. LínguaTec, 7(2), 253–268. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6213

Edição

Seção

Narrativas de ensino