Entre a escola e o YouTube: uma análise discursiva sobre ensino e aprendizagem de inglês

Autores

  • Lucas Alves Selhorst Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6210

Resumo

Este artigo apresenta uma análise discursiva feita a partir de vídeos de ensino de inglês no YouTube. Desse modo, a base teórica deste trabalho é a Análise de Discurso francesa. O corpus é formado por duas matrizes parafrásticas: a primeira denominada “como não dizer em inglês”, que é composta por figuras que ilustram como os vídeos aparecem nos resultados de busca dentro da plataforma, isto é, capa, título e descrição; e a segunda, “Tia, ensina a minha professora!” que é formada por comentários (notadamente de estudantes de escolas) em um vídeo. Desses recortes, são feitas análises que permitem compreender quais concepções sustentam o discurso sobre língua, ensino e aprendizagem de inglês na sobredeterminação entre o YouTube e a escola, e ainda, refletir acerca da educação atual, sua relação com as novas tecnologias, bem como a mercantilização da língua nos espaços enunciativos informatizados e relações de poder e legitimação dentro e fora desses espaços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Alves Selhorst, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina, na linha Texto e Discurso. Graduado em Letras - Inglês pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2020). Também possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Capivari (2016) e especialização em Gestão Financeira pela Faculdade Capivari (2018).

Downloads

Publicado

2022-11-20

Como Citar

Alves Selhorst, L. (2022). Entre a escola e o YouTube: uma análise discursiva sobre ensino e aprendizagem de inglês. LínguaTec, 7(2), 15–35. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6210

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos