Entre a escola e o YouTube: uma análise discursiva sobre ensino e aprendizagem de inglês
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6210Resumo
Este artigo apresenta uma análise discursiva feita a partir de vídeos de ensino de inglês no YouTube. Desse modo, a base teórica deste trabalho é a Análise de Discurso francesa. O corpus é formado por duas matrizes parafrásticas: a primeira denominada “como não dizer em inglês”, que é composta por figuras que ilustram como os vídeos aparecem nos resultados de busca dentro da plataforma, isto é, capa, título e descrição; e a segunda, “Tia, ensina a minha professora!” que é formada por comentários (notadamente de estudantes de escolas) em um vídeo. Desses recortes, são feitas análises que permitem compreender quais concepções sustentam o discurso sobre língua, ensino e aprendizagem de inglês na sobredeterminação entre o YouTube e a escola, e ainda, refletir acerca da educação atual, sua relação com as novas tecnologias, bem como a mercantilização da língua nos espaços enunciativos informatizados e relações de poder e legitimação dentro e fora desses espaços.
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