O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: uma sequência didática para ser trabalhada na EJA com estudantes em situação de vulnerabilidade social
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6184Resumo
O estudo aborda o uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) na EJA em situação de vulnerabilidade social, mais especificamente, de uma escola de modalidade especial que atende pessoas em situação de rua em Brasília/DF. Este trabalho objetiva propor uma sequência didática com emprego de TDICs para alunos em situação de vulnerabilidade social, possibilitando um ensino contextualizado, transversal e eficaz na medida que proporciona a inclusão digital. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e métodos indutivo e dialético. Os resultados indicam que há uma importância fundamental no incentivo ao uso das TDICs em sala de aula para que o indivíduo se sinta motivado a aprender e assim o faça de forma interativa, além de possibilitar a inclusão social. Concluiu-se que é possível que os professores de escolas que atendem a públicos de vulnerabilidade social consigam planejar e executar atividades educacionais em que se encontram diferentes realidades dentro do contexto de vulnerabilidade social por intermédio das TDICs. Isso pode ser feito a partir dos recursos disponíveis, com pequenas práticas que possuem grande valor educacional e social, como na sequência didática proposta no estudo, na qual os conhecimentos são práticos, contextualizados e transversais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Valéria Hallie de Almeida Ribeiro, Maria Geizi Silva Pinto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).