O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: uma sequência didática para ser trabalhada na EJA com estudantes em situação de vulnerabilidade social

Autores

  • Valéria Hallie de Almeida Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Geizi Silva Pinto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6184

Resumo

O estudo aborda o uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) na EJA em situação de vulnerabilidade social, mais especificamente, de uma escola de modalidade especial que atende pessoas em situação de rua em Brasília/DF. Este trabalho objetiva propor uma sequência didática com emprego de TDICs para alunos em situação de vulnerabilidade social, possibilitando um ensino contextualizado, transversal e eficaz na medida que proporciona a inclusão digital. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e métodos indutivo e dialético. Os resultados indicam que há uma importância fundamental no incentivo ao uso das TDICs em sala de aula para que o indivíduo se sinta motivado a aprender e assim o faça de forma interativa, além de possibilitar a inclusão social. Concluiu-se que é possível que os professores de escolas que atendem a públicos de vulnerabilidade social consigam planejar e executar atividades educacionais em que se encontram diferentes realidades dentro do contexto de vulnerabilidade social por intermédio das TDICs. Isso pode ser feito a partir dos recursos disponíveis, com pequenas práticas que possuem grande valor educacional e social, como na sequência didática proposta no estudo, na qual os conhecimentos são práticos, contextualizados e transversais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Valéria Hallie de Almeida Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas do Planalto Central - FIPLAC - GO (1994) e graduação em Letras - Português e Inglês - pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS - Campus do Pantanal (2000). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação para Jovens e Adultos em situação de vulnerabilidade social (moradores de rua); Educação para Pessoas Privadas de Liberdade; Ensino Fundamental I, como professora de Inglês; Ensino Fundamental II, como professora de Língua Portuguesa; Ensino Médio, como professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Atualmente, está cursando Letras - Habilitação em Língua Espanhola pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

  • Maria Geizi Silva Pinto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Mestra em Ciências da Linguagem. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-11-20

Edição

Seção

Narrativas de ensino

Como Citar

O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: uma sequência didática para ser trabalhada na EJA com estudantes em situação de vulnerabilidade social. (2022). LínguaTec, 7(2), 226-238. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6184