Letramento crítico nas aulas de Língua Portuguesa: propostas de atividades para uma efetiva formação integral dos estudantes na Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6180Resumo
Por meio deste artigo, pretende-se apresentar possibilidades de atividades para aulas de Língua Portuguesa em que se promova não apenas o desenvolvimento de habilidades linguísticas, mas também o desenvolvimento de habilidades de letramento crítico, capacitando os estudantes a atuarem de forma autônoma e consciente nas práticas sociais de que participam. Para tanto, este trabalho propõe breve reflexão acerca do panorama geral de ensino de Língua Portuguesa na Educação Profissional e Tecnológica, além de mostrar os potenciais de um trabalho que atrele os preceitos de uma educação emancipatória (GADOTTI, 2012) e a abordagem de textos pela perspectiva do letramento crítico (TILIO, 2017), com vistas a propiciar uma formação efetivamente integral dos discentes. As atividades propostas são resultado de ações de um projeto de pesquisa empreendido no âmbito de um Instituto Federal da região metropolitana do Rio de Janeiro com a participação de uma docente e duas alunas do Ensino Médio Integrado. Defende-se, neste artigo, que a abordagem crítica dos textos nas aulas de Língua Portuguesa é instrumento essencial para a formação de indivíduos capazes de transformar a realidade por meio do uso consciente e reflexivo da linguagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Heloise Vasconcellos Gomes Thompson, Gabriela Moreira Roque, Nathália Maia Valadares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).