Letramento crítico nas aulas de Língua Portuguesa: propostas de atividades para uma efetiva formação integral dos estudantes na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Heloise Vasconcellos Gomes Thompson Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Gabriela Moreira Roque Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Nathália Maia Valadares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6180

Resumo

Por meio deste artigo, pretende-se apresentar possibilidades de atividades para aulas de Língua Portuguesa em que se promova não apenas o desenvolvimento de habilidades linguísticas, mas também o desenvolvimento de habilidades de letramento crítico, capacitando os estudantes a atuarem de forma autônoma e consciente nas práticas sociais de que participam. Para tanto, este trabalho propõe breve reflexão acerca do panorama geral de ensino de Língua Portuguesa na Educação Profissional e Tecnológica, além de mostrar os potenciais de um trabalho que atrele os preceitos de uma educação emancipatória (GADOTTI, 2012) e a abordagem de textos pela perspectiva do letramento crítico (TILIO, 2017), com vistas a propiciar uma formação efetivamente integral dos discentes. As atividades propostas são resultado de ações de um projeto de pesquisa empreendido no âmbito de um Instituto Federal da região metropolitana do Rio de Janeiro com a participação de uma docente e duas alunas do Ensino Médio Integrado. Defende-se, neste artigo, que a abordagem crítica dos textos nas aulas de Língua Portuguesa é instrumento essencial para a formação de indivíduos capazes de transformar a realidade por meio do uso consciente e reflexivo da linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloise Vasconcellos Gomes Thompson, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Doutorado. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Gabriela Moreira Roque, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Aluna do Ensino Médio Integrado em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - campus Niterói. Ex-bolsista PIBIC Jr.

Nathália Maia Valadares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Aluna do Ensino Médio Integrado em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - campus NIterói. Ex-bolsista do Programa Jovens Talentos para a Ciência (FAPERJ). 

Downloads

Publicado

2022-11-20

Como Citar

Vasconcellos Gomes Thompson, H., Moreira Roque, G., & Maia Valadares, N. (2022). Letramento crítico nas aulas de Língua Portuguesa: propostas de atividades para uma efetiva formação integral dos estudantes na Educação Profissional e Tecnológica. LínguaTec, 7(2), 210–225. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n2.6180

Edição

Seção

Narrativas de ensino