Educação de indígenas surdos e as línguas indígenas de sinais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5989

Resumo

A Educação de indígenas surdos e as línguas indígenas de sinais é uma narrativa de vivência no II Encontro de Linguagens do IFMS com o tema "Ensino de línguas e internacionalização: práticas, vivências e reflexões". Para isso, este estudo apresenta e reflete a respeito dos pressupostos teóricos dos estudos das línguas de sinais indígenas apresentadas pelos diferentes pesquisadores brasileiros, em diferentes comunidades indígenas. A metodologia é de cunho qualitativo envolvendo o levantamento bibliográfico das pesquisas de mestrados dos pesquisadores, onde estes apresentam os materiais e as estratégias de catalogação das línguas de sinais indígenas, bem como, suas vivências em suas pesquisas. Citamos alguns autores dos quais corroboraram para o aporte teórico, como: Godoy (2020), Coelho (2019), Soares (2018), Araujo (2018), Pereira (2013), Vilhalva (2009). Assim, foi observado que dentro das escolas indígenas e com participação de narrativas de famílias com filhos matriculados em escolas indígenas, onde havia presença de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e as narrativas dos pesquisadores, notou-se a importante contribuição para o avanço das materializações de novas pesquisas e ações que venham respaldar o direito linguístico dos estudantes indígenas surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirley Vilhalva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pedagoga, Mestre em Linguística - UFSC e Doutoranda em Linguística Aplicada UNICAMP/UFMS. Escritora Surda. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Atuante na comunidade surda, foi professora e diretora de Escola Estadual de Surdos - CEADA e professora no CAS/MS. Dedicou 25 anos como voluntária na FENEIS, 15 anos como voluntária na ASSUMS, contribuiu como Conselheira do CONSEP e do CONADE. Participou como Professora, Tutora do Polo UFSC e Coordenação do Sistema e Acompanhamento do Estudante do Curso Letras Libras/UFSC. Colaborou como Professora da Pós Libras Unintese e Pós-Graduação UCDB Virtual. Compartilha na educação de Surdos em Mato Grosso do Sul durante 36 anos, surdos urbanos, hoje com indígenas surdos.

Bruno Roberto Nantes Araujo, UFMS

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco , Linha 3: Diversidade Cultural e Educação Indígena. Mestre em Educação pelo programa de Pós-graduação em Educação - PPGEdu da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco - RJ(2006). Licenciado em Letras - Libras pela Universidade Federal da Grande Dourados UFGD/Ead (2018). Bacharel e licenciado em Educação Física pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2003). Atualmente é Professor Efetivo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Professor de Libras no campus de Aquidauana - MS no setor de Letras. Atuou como professor no curso de pós - graduação à distância pela UCDB e Portal da Educação na disciplina Tradução e Interpretação em Libras. Proficiente em Libras, para tradução e interpretação e ensino da Língua Brasileira de Sinais pelo Prolibras - MEC. Membro participante do grupo de pesquisa "Diversidade Cultural, Educação Ambiental e Arte"(CNPq) liderado pelo Profº Drº. Heitor Queiroz de Medeiros e do grupo de pesquisa "Libras, Educação de Surdos e Letramento de surdos" (CNPq) liderado pelo Profº Drº. Adriano de Oliveira Gianotto.

Downloads

Publicado

2022-06-20

Como Citar

Vilhalva, S. ., & Roberto Nantes Araujo, B. (2022). Educação de indígenas surdos e as línguas indígenas de sinais. LínguaTec, 7(1), 348–359. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5989

Edição

Seção

Narrativas de ensino