Educação de indígenas surdos e as línguas indígenas de sinais
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5989Resumo
A Educação de indígenas surdos e as línguas indígenas de sinais é uma narrativa de vivência no II Encontro de Linguagens do IFMS com o tema "Ensino de línguas e internacionalização: práticas, vivências e reflexões". Para isso, este estudo apresenta e reflete a respeito dos pressupostos teóricos dos estudos das línguas de sinais indígenas apresentadas pelos diferentes pesquisadores brasileiros, em diferentes comunidades indígenas. A metodologia é de cunho qualitativo envolvendo o levantamento bibliográfico das pesquisas de mestrados dos pesquisadores, onde estes apresentam os materiais e as estratégias de catalogação das línguas de sinais indígenas, bem como, suas vivências em suas pesquisas. Citamos alguns autores dos quais corroboraram para o aporte teórico, como: Godoy (2020), Coelho (2019), Soares (2018), Araujo (2018), Pereira (2013), Vilhalva (2009). Assim, foi observado que dentro das escolas indígenas e com participação de narrativas de famílias com filhos matriculados em escolas indígenas, onde havia presença de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e as narrativas dos pesquisadores, notou-se a importante contribuição para o avanço das materializações de novas pesquisas e ações que venham respaldar o direito linguístico dos estudantes indígenas surdos.
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Copyright (c) 2022 Shirley Vilhalva, Bruno Roberto Nantes Araujo
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