Educação de indígenas surdos e as línguas indígenas de sinais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5989

Resumo

A Educação de indígenas surdos e as línguas indígenas de sinais é uma narrativa de vivência no II Encontro de Linguagens do IFMS com o tema "Ensino de línguas e internacionalização: práticas, vivências e reflexões". Para isso, este estudo apresenta e reflete a respeito dos pressupostos teóricos dos estudos das línguas de sinais indígenas apresentadas pelos diferentes pesquisadores brasileiros, em diferentes comunidades indígenas. A metodologia é de cunho qualitativo envolvendo o levantamento bibliográfico das pesquisas de mestrados dos pesquisadores, onde estes apresentam os materiais e as estratégias de catalogação das línguas de sinais indígenas, bem como, suas vivências em suas pesquisas. Citamos alguns autores dos quais corroboraram para o aporte teórico, como: Godoy (2020), Coelho (2019), Soares (2018), Araujo (2018), Pereira (2013), Vilhalva (2009). Assim, foi observado que dentro das escolas indígenas e com participação de narrativas de famílias com filhos matriculados em escolas indígenas, onde havia presença de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e as narrativas dos pesquisadores, notou-se a importante contribuição para o avanço das materializações de novas pesquisas e ações que venham respaldar o direito linguístico dos estudantes indígenas surdos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Shirley Vilhalva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Pedagoga, Mestre em Linguística - UFSC e Doutoranda em Linguística Aplicada UNICAMP/UFMS. Escritora Surda. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Atuante na comunidade surda, foi professora e diretora de Escola Estadual de Surdos - CEADA e professora no CAS/MS. Dedicou 25 anos como voluntária na FENEIS, 15 anos como voluntária na ASSUMS, contribuiu como Conselheira do CONSEP e do CONADE. Participou como Professora, Tutora do Polo UFSC e Coordenação do Sistema e Acompanhamento do Estudante do Curso Letras Libras/UFSC. Colaborou como Professora da Pós Libras Unintese e Pós-Graduação UCDB Virtual. Compartilha na educação de Surdos em Mato Grosso do Sul durante 36 anos, surdos urbanos, hoje com indígenas surdos.

  • Bruno Roberto Nantes Araujo, UFMS

    Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco , Linha 3: Diversidade Cultural e Educação Indígena. Mestre em Educação pelo programa de Pós-graduação em Educação - PPGEdu da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Castelo Branco - RJ(2006). Licenciado em Letras - Libras pela Universidade Federal da Grande Dourados UFGD/Ead (2018). Bacharel e licenciado em Educação Física pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2003). Atualmente é Professor Efetivo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Professor de Libras no campus de Aquidauana - MS no setor de Letras. Atuou como professor no curso de pós - graduação à distância pela UCDB e Portal da Educação na disciplina Tradução e Interpretação em Libras. Proficiente em Libras, para tradução e interpretação e ensino da Língua Brasileira de Sinais pelo Prolibras - MEC. Membro participante do grupo de pesquisa "Diversidade Cultural, Educação Ambiental e Arte"(CNPq) liderado pelo Profº Drº. Heitor Queiroz de Medeiros e do grupo de pesquisa "Libras, Educação de Surdos e Letramento de surdos" (CNPq) liderado pelo Profº Drº. Adriano de Oliveira Gianotto.

Downloads

Publicado

2022-06-20

Edição

Seção

Narrativas de ensino

Como Citar

Educação de indígenas surdos e as línguas indígenas de sinais. (2022). LínguaTec, 7(1), 348-359. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5989