English Club: uma visão sobre a internacionalização institucional

Autores

  • Fernanda Belarmino de Santana Scaini IFMS-Campo Grande
  • Estela Áurea Eucharis Alves Siqueira IFMS-Campo Grande
  • João Pedro Haufes Duke University
  • Raquel Braiani Pinheiro IFMS-Campo Grande

DOI:

https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5985

Resumo

 O cenário globalizado e interconectado da atualidade faz emergir demandas de promoção e ampliação da língua inglesa nas instituições de ensino em tempos de internacionalização. Nesse sentido, o Clube de Inglês (English Club), um grupo conduzido por estudantes visando à democratização do acesso à língua inglesa por meio de encontros de conversação realizados ao ar livre, tem trabalhado para promover oportunidades de práticas em língua inglesa no campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul desde 2017. Considerando a necessidade de fortalecimento e potencialização da internacionalização institucional, este estudo tem por objetivo buscar ampliar a atuação do Clube de Inglês nesse processo. A princípio, a proposta metodológica se concentra no levantamento bibliográfico e documental, culminando na análise qualitativa e quantitativa do cenário linguístico atual, bem como das possibilidades de desenvolvimento linguístico ofertadas na instituição. Caminhos de inclusão da comunidade estudantil do Ensino Médio Técnico foram identificados nas mais diversas oportunidades fomentadas pela internacionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Belarmino de Santana Scaini, IFMS-Campo Grande

Possui graduação em Letras Licenciatura Português/Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003). É Mestre em Estudos de Linguagens pelo Programa de Pós Graduação da UFMS (2015) e especialista em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa pela UNIDERP - Anhanguera (2006). Tem experiência em Ensino de língua inglesa, Formação de Professores, Coordenação Pedagógica e Tradução. É Professora efetiva no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (campus Campo Grande), lecionando as disciplinas de língua inglesa, língua portuguesa e literatura brasileira.

Estela Áurea Eucharis Alves Siqueira, IFMS-Campo Grande

Atualmente, faz o 2° ano do Ensino Médio (3° semestre) no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) no Campus de Campo Grande perfazendo o curso técnico em Mecânica. Em 2015, concorreu na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e classificou-se para a segunda fase, além de passar para a etapa regional do Projeto Soletrar em Línguas Estrangeiras ? Espanhol/Inglês, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), no ano de 2016. No ano seguinte, competiu outra vez na OBMEP, qualificando-se para a segunda fase e foi expositora de um trabalho, intitulado "A identidade brasileira em relação ao Hino Nacional" na Feira de Ciência e Tecnologia (FECINTEC) do IFMS. Participou, também, da edição seguinte da Feira, ocorrido no ano posterior, e este foi nomeado "Eu sou Ofaié: o reconhecimento de uma etnia", o expondo igualmente na VIII° edição da Feira de Tecnologia, Engenharia e Ciência de Mato Grosso do Sul (FETECMS); e, juntamente com o Grupo Minerva (GM) (UFMS), exibiu trabalhos científicos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) tratando sobre o tema da exposição, "Ciência para a redução das desigualdades". No ano seguinte, integrando-se na comissão organizadora, realizou a III Expedição Científica ao Pantanal, nona edição da FETECMS, o qual também atuou como monitora, e o primeiro Encontro Estadual de Iniciação Científica Júnior e Clubes de Ciências, além de apresentar a trajetória do GM por meio da exposição de seus projetos na septuagésima primeira Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), convidando as pessoas que por ali passavam a fazer ciência, e, durante a SNCT de 2019, expôs o trabalho feito com o GM chamado "Produção de papel a partir do bagaço da cana de açúcar", que está vinculado ao projeto Eco-Forma. No ano de 2020, atuou como integrante organizadora da IV Expedição Científica ao Pantanal e Workshop da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). Atualmente, é pesquisadora científica no English Club (IFMS) e no GM.

João Pedro Haufes, Duke University

João Pedro Haufes é estudante egresso do curso técnico integrado em Informática pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul engajado em iniciativas e projetos de linguística, comunicação, tecnologia e questões raciais. Em agosto de 2021, iniciou sua graduação em Ciência da Computação na Duke University.

Raquel Braiani Pinheiro, IFMS-Campo Grande

Estudante de Eletrotécnica no Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, câmpus Campo Grande, pesquisadora voluntária e bolsista em projetos de ensino voltados ao ensino da língua inglesa e literatura.

Downloads

Publicado

2022-06-20

Como Citar

Belarmino de Santana Scaini, F., Eucharis Alves Siqueira, E. Áurea, Haufes, J. P., & Braiani Pinheiro, R. (2022). English Club: uma visão sobre a internacionalização institucional. LínguaTec, 7(1), 180–194. https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5985

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos