English Club: uma visão sobre a internacionalização institucional
DOI:
https://doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5985Resumo
O cenário globalizado e interconectado da atualidade faz emergir demandas de promoção e ampliação da língua inglesa nas instituições de ensino em tempos de internacionalização. Nesse sentido, o Clube de Inglês (English Club), um grupo conduzido por estudantes visando à democratização do acesso à língua inglesa por meio de encontros de conversação realizados ao ar livre, tem trabalhado para promover oportunidades de práticas em língua inglesa no campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul desde 2017. Considerando a necessidade de fortalecimento e potencialização da internacionalização institucional, este estudo tem por objetivo buscar ampliar a atuação do Clube de Inglês nesse processo. A princípio, a proposta metodológica se concentra no levantamento bibliográfico e documental, culminando na análise qualitativa e quantitativa do cenário linguístico atual, bem como das possibilidades de desenvolvimento linguístico ofertadas na instituição. Caminhos de inclusão da comunidade estudantil do Ensino Médio Técnico foram identificados nas mais diversas oportunidades fomentadas pela internacionalização.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fernanda Belarmino de Santana Scaini, Estela Áurea Eucharis Alves Siqueira, João Pedro Haufes, Raquel Braiani Pinheiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC - Uso Não Comercial (NC) .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).